Nesse vou post vou te dar algumas dicas de como organizar sua viagem por Portugal e otimizar o seu tempo por lá! Então vamos lá!

Quantos dias ficar

Há muito o que se fazer em Portugal, porém é muito importante primeiro antes de estruturar o seu roteiro, saber quantos dias você tem para ficar no País e o que mais te interessa.

Exemplo, se você vai no verão e quer curtir uma praia, ou se você prefere mais paisagens, castelos ou cidades históricas.

Como chegar a Portugal

Os principais aeroportos de Portugal são Lisboa e Porto, visto que são os de conexão da companhia aérea TAP na Europa. Então você pode iniciar sua viagem por um e terminar por outro, caso as cidades de seu interesse estejam nesse trajeto.

Outra coisa legal é que se você estiver viajando com a companhia aérea TAP , ela permite  stopover gratuito em Lisboa ou Porto, ou seja, você pode conhecer o país e não pagará nada mais por isso!

Quer saber mais sobre o stopover gratuito da TAP, confira: TAP permite stopover gratuito de até 5 dias em Portugal!

Bate e Voltas

Se você não tiver muito tempo em Portugal, por exemplo 3 ou 4 dias e pretende conhecer Lisboa ou Porto e mais outras cidades, é suficiente.

A exemplo de Lisboa, alguns dos bate e voltas são Cascais e Sintra, já de Porto são Coimbra e Aveiro, que são mais fáceis, com trajeto mais rápido, garantido que você aproveite bem o destino. Há outras cidades próximas também que são possíveis, sendo essas apenas sugestões.

Como otimizar o roteiro

Mosteiro dos Jerônimos, Portugal

Em dois dias é possível conhecer “correndo” Lisboa ou Porto, como também combinar o restante com alguns bate e voltas seguindo para outras cidades. Numa viagem de 3 ou 4 dias, na minha opinião fica um pouco corrido pra conhecer Lisboa, Porto e outras cidades, sendo que nesse caso a forma mais rápida para o deslocamento, seria necessário avião entre Lisboa e Porto ou vice e versa.

Ou, caso iniciar em Lisboa e terminar em Porto, é possível também fazer o trajeto de carro ou ônibus, mas sem muitas paradas, ainda assim sendo corrido na minha opinião.

Iniciar a sua viagem através de um aeroporto e terminar em outro é o famoso open jaw, que ajuda muito na economia de tempo, quando o roteiro está mais apertado e de dinheiro também!

Quer saber mais sobre open jaw: Open Jaw: Economize na compra de passagens!

Há outras várias opções, como também iniciar em Lisboa sua viagem e ir “subindo” para conhecer as cidades a caminho de Porto (como fizemos) e depois retornar para Lisboa conhecendo outras cidades, ou descendo de Porto a Lisboa, por exemplo, com a mesma lógica.

É um pouco complexo, mas é sempre bom ter em mente também o gasto com deslocamento, para não incluir muita coisa em seu roteiro e acabar não conseguindo fazer parte dele ou até mesmo fazer tudo correndo de uma forma extremamente cansativa e não produtiva.

Ah, não menos importante, não tive a oportunidade de conhecer ainda, mas Algarve é linda! Se você iniciar sua viagem por Lisboa no verão e curti uma praia, Algarve é seu lugar e é super possível de combinar apenas com Lisboa. 😉

Como se locomover

Em Sintra com nossa mini van alugada, rs

A locomoção em Portugal vai depender muito de quais lugares pretende conhecer. Se for ficar só em Lisboa e arredores, você pode usar a abusar do Metrô e Trem, como também de ônibus.

Agora se estiver com mais gente e pretende conhecer destinos mais distantes, alugar um carro é uma excelente opção, já que as estradas de Portugal são tranquilas, bem sinalizadas e duplicadas.

Sugestão de roteiro

Como organizamos nossa viagem por Portugal

Belém

No nosso caso em julho/2018, por exemplo, chegamos quase no final da tarde em Lisboa, aproveitamos um pouco da cidade e no dia seguinte, ainda em Lisboa fomos a região de Belém, que tem bastante coisa para ver e fazer.

No terceiro dia fizemos um bate e volta de trem para Cascais, onde passamos o dia e retornamos para Lisboa, onde passamos a noite.

No quarto dia nos despedimos de Lisboa, quando alugamos o carro e seguimos até Sintra  onde passamos o dia inteiro. Final da tarde  subimos para Óbidos onde dormimos dentro das muralhas.

No quinto dia passamos a manhã em Óbidos, demos uma paradinha em Batalha no período da tarde e seguimos para Aveiro, onde dormimos. No sexto dia passamos a manhã em Aveiro e após almoçarmos, fizemos um bate e volta a Porto.

Porto na minha opinião é uma cidade que merece pelo menos dois dias de visita! Além de linda, tem bastante coisa legal pra fazer, além de que o custo de hospedagem e alimentação ser menor do que o de Lisboa.

Nós fizemos esse bate e volta porque não tínhamos mais nada para ver e fazer em Aveiro, então como o dia no verão escurece muito tarde (umas 22:00), decidimos ir a Porto para não ficar “a toa”.

Digo isso porque já estive em Porto em outra oportunidade. Se quiser saber mais sobre Porto, não deixe de conferir: O que fazer em dois dias em Porto.

No dia seguinte (sétimo dia), acordamos cedo, passamos em Ervedal da Beira, que é a cidade da família do meu tio (não tem nada turístico lá, rs) e após seguimos para Fátima e terminamos nosso dia em Lisboa, pois no dia seguinte retornaríamos para Paris.

Melhorias no roteiro

Quinta da Regaleira em Sintra

Se você gostou do nosso roteiro e pretende fazer parecido, acredito que você possa (se possível) fazer um open jaw. Você irá ganhar praticamente um dia para aproveitar mais algum lugar.

Se você ou sua turma forem mais “rápidos” e estiverem de carro, podem incluir outros pontos próximos a cidades que forem visitar. Por exemplo se for conhecer a cidade de Fátima, aproveite e vá conhecer  as grutas de Mira de Aire que dizem que é linda!

Perto de Batalha por exemplo (que não tem muuito o que fazer, rs), tem Alcobaça que parece ser legal!

Nada impede que se estiver viajando de carro, que mude o itinerário, rs, na medida que for sobrando tempo.

Outros posts sobre Portugal

Praia de Santa Marta em Cascais

Se você gostou do nosso roteiro, sugiro ler sobre cada lugar que visitamos especificamente, para te ajudar a estruturar melhor a sua viagem:

Belém, Portugal

Ahhhh, antes que me esqueça, se você gosta do nosso blog, não deixe de acessar nosso canal do YouTube, se inscrever e acompanhar os nossos vlogs de viagens que damos várias dicas legais!

Ainda vamos postar os vídeos sobre essa viagem que fizemos em julho/2018, mas já tem conteúdo sobre Portugal, então corre lá assistir, rs.

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: