Fátima: Se você está planejando sua viagem por Portugal e está em dúvida se vale a pena conhecer a cidade, não deixe de conferir esse post!

Porque Fátima é famosa em Portugal e no mundo

Nossa senhora de Fátima

Fátima ficou muito famosa em Portugal e no mundo, principalmente para os católicos, em razão das aparições de Nossa Senhora, Virgem Maria.

Atualmente a cidade tem um santuário, onde milhões de fiéis vão agradecer por suas bençãos, fazer pedidos, penitências e promessas, ou simplesmente conhecer. Alguns não católicos também vão ao lugar por curiosidade, em razão da história.

A história de Fátima

Em maio de 1917, três crianças, Lúcia dos SantosFrancisco Marto e sua irmã Jacinta Marto, afirmaram terem visto a aparição de uma senhora muito brilhante, mais do que o Sol. A visão se deu sobre uma azinheira de um metro ou pouco de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, próximo da aldeia de Aljustrel.

Segundo a história, a pastorinha Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, já Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via-a.

A aparição da Virgem Maria se deu nos cinco meses seguintes a primeira e foi portadora de uma importante mensagem ao mundo, sendo que em outubro do ano de 1917, a aparição se apresentou como a Senhora do Rosário.

Como chegar a Fátima

Para visitar Fátima é possível fazer um bate e volta partindo de Lisboa. Você pode ir de ônibus, excursão ou carro.

Eu fui de carro alugado e posso te afirmar que as estradas de Portugal são muito tranquilas e bem sinalizadas! Vale a pena pensar a respeito, ainda mais se estiver em grupo. ?

De ônibus você leva mais ou menos 1h e 25 min de trajeto, já carro (seja alugado, Uber ou Táxi) o tempo de duração estimado é de 1h 14 min.

Quando ir a Fátima

Primavera e outono são as melhores épocas para conhecer Fátima, já que grande parte do Santuário de Fátima fica aberto, ou seja sem cobertura nenhuma. Nessas épocas as temperaturas são amenas e concentrar o maior número de visitantes que vão fazer suas peregrinações.

Inverno é muito frio, rs, e verão muito quente, com temperaturas máximas que vão até 30ºC, sendo agosto o mês mais quente. As mínimas ficam nos 20ºC no verão, porém como o local é aberto, o sol bate o dia inteiro.

Porém, caso sua viagem seja no verão ou no inverno, o clima não pode ser um impeditivo tão grande, já que no verão basta usar bastante filtro, roupas leve e se hidratar bem, como no inverno, usar casacos quentinhos 😀 .

Fátima somente para religiosos

O principal motivo que leva as pessoas a visitarem Fátima é a religião, já que como dito, elas vão para assistir missas, agradecer, pedir, fazer peregrinação e também conhecer um lugar tão importante para a igreja católica.

Mas é claro que se você não for uma pessoa religiosa, talvez seja um lugar legal para se conhecer, mesmo que seja por meio período, tempo que considero suficiente por lá. Sentir fé, energias boas com orações é muito bom!

Quanto tempo é necessário ficar em Fátima

Já respondi no tópico anterior, rs. Na minha opinião meio período é suficiente para conhecer o santuário, assistir uma missa, conhecer a capela principal, fazer os seus pedidos e agradecimentos, como também conhecer a cidade, se for do seu interesse.

O que fazer em Fátima

O Santuário é ponto forte da cidade.

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima dá expressão ao pedido de Nossa Senhora do Rosário, aludido já em 13 de agosto de 1917 e expressamente indicado na aparição de 13 de outubro desse ano a Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto: «Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário» (Primeira Memória da Irmã Lúcia). A capelinha foi erguida em 1919 no local das aparições de 1917 na Cova da Iria e, desde então, o espaço do Santuário foi sendo edificado, em resposta ao significativo afluxo de peregrinos.

O Santuário de Fátima é local de peregrinação, que faz memória do seu acontecimento fundante, as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. O acolhimento pastoral dos peregrinos é elemento primordial da sua missão.

O Santuário de Fátima custodia a mensagem do acontecimento de Fátima. É sua missão o estudo e a difusão desta mensagem, trabalhada como meio de evangelização em Portugal e no mundo.

O Santuário de Fátima é, por vontade expressa da Sé Apostólica, um Santuário Nacional.

(Fonte: Site oficial do Santuário.

Para maiores informações sobre horários de funcionamento, de missa e de eventos, sugiro acessar o link do Santuário, pois ele é alterado diariamente. 😉

Na cidade de Fátima, a casa onde viveram os três pastorinhos hoje é um museu, cujo funcionamento é de segunda a sexta, das 9h00 ao 12h30  e das 14h00 – 17h00.

Quer saber mais sobre nossa última viagem sobre Portugal? Não deixe de ler os posts:

Ah, não se esqueça de conferir nosso canal no YouTube, se inscrever e ativar o sininho de notificações, pois postaremos tudinho sobre nossa estadia em Portugal!

E aí? Conhece ou tem vontade de conhecer Fátima? Compartilha sua opinião e experiência com a gente! 🙂

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: