Você sabia que Portugal tem a sua Veneza? Não? Então corre ler esse post e descubra a encantadora Aveiro, cujo título é a Veneza de Portugal!

Como chegar a Aveiro

São várias possibilidades de chegar a Aveiro, porém vou listar as opções a partir dos principais aeroportos de Portugal, que são Lisboa e Porto! Inclusive, caso sua viagem para a Europa seja com a TAP, você pode fazer um stopover gratuito com a companhia, escolhendo uma dessas cidades acima.

Partindo de Lisboa a Aveiro

Caso você não tenha muito tempo, não sei se é ideal um bate e volta partindo de Lisboa, por conta do tempo gasto no trajeto, contudo, não é impossível!

Você pode ir de ônibus, trem, táxi, Uber, excursão ou alugando um carro!

Eu fui de carro e posso te afirmar que as estradas de Portugal são muito tranquilas, porque são muito bem sinalizadas e duplicadas! Vale a pena pensar a respeito, ainda mais se estiver em grupo. ?

De ônibus você leva mais ou menos 3 horas e 15 minutos de trajeto, já de trem em  média 2 horas e 10 minutos e carro (seja alugado, Uber ou Táxi) o tempo de duração estimado é de 2 horas e 29 min.

Caso você esteja em Lisboa e pretenda viajar por outros pontos de Portugal sentido  norte, pode passar por Aveiro e terminar sua viagem em Porto, por exemplo.

Quer saber mais sobre Lisboa? Confira nosso post:

Partindo de Porto a Aveiro

Essa é uma opção mais próxima e também mais possível de se fazer um bate e volta, na minha opinião, caso você não tenha muito tempo.

Você pode ir de ônibus, trem, táxi, Uber, excursão ou alugando um carro, sendo essa última opção melhor caso esteja com mais pessoas.

De ônibus você leva mais ou menos 1 hora e 50 minutos de trajeto, já de trem em  média 27 minutos e carro (seja alugado, Uber ou Táxi) o tempo de duração estimado é de 44 minutos.

Quer saber mais sobre Porto? Confira: O que fazer em dois dias em Porto.

Aveiro, a Veneza de Portugal

Aveiro leva o nome de “Veneza de Portugal” por causa de seus canais que cortam grande parte da cidade, como também por conta das pequenas pontes sobre eles e por fim, rs, nada mais óbvio, por conta dos barcos que levam os turistas a passear pelas águas, semelhantes às gôndolas da cidade de Veneza.

Contudo, apesar da semelhança, em Aveiro os barcos se chamam moliceiros. E ah, o legal do passeio é que o marujo (não sei se é assim que fala), vai contando um pouco da história da cidade e apontando os principais pontos durante o passeio.

O nosso “marujo” também era cantor, rs. Durante o passeio ele cantou e tocou violão.

Moliceiros de Aveiro

Os barcos se chamam moliceiros pois, em Aveiro eram utilizados para colher moliços no fundo do rio, que é uma tipo uma alga que era utilizada para fertilização do solo para o plantio.

Quando ir a Aveiro

Ao longo do ano, em geral a temperatura em Aveiro varia de 5 °C a 25 °C e raramente é inferior a 0 °C ou superior a 31 °C.

A questão de conhecer um lugar ou não por conta do clima é muito pessoal, mesmo porque há pessoas que gostam mais do frio, calor ou temperaturas mais amenas.

  • As temperaturas não tão frias e amenas são Março, Abril, Maio, Junho;
  • Os meses mais quentes são Julho, Agosto e Setembro;
  • Os meses mais frios são Dezembro, Janeiro e Fevereiro;
  • Os meses mais chuvosos são Janeiro, Fevereiro, Outubro, Novembro e Dezembro;

Nós estivemos em Julho, mas mesmo assim a temperatura estava um pouco estável, fez friozinho, calor e ainda choveu um pouco, rs, fugindo da regra.

O que comer em Aveiro

Em Aveiro experimentamos duas iguarias bem saborosas e tradicionais, que são os Ovos Moles de Aveiro. A história dos Ovos Moles é que as freiras de um convento utilizavam muita clara de ovos para engomar os seus hábitos o que gerava um desperdício de gemas. Para acabar com esse problema, as freiras criaram esse doce, cuja base é gema de ovo com açúcar, envolvido em uma leve massa de hóstia.

Hoje os doces em sua forma homenageiam a tradição marítima de Aveiro e os formatos são parecidos com conchas, búzios e peixes.

Fomos em uma das mais antigas e tradicionais da cidade que é a da Maria da Apresentação que foi fundada em 1882!

O segundo doce bem conhecido são as tripas de Aveiro, mas apesar do nome não levam tripas em sua receita e sim um tipo de massa crua e doce com recheio.

Quer saber mais sobre o que comer em Portugal? Não deixe de ler nosso post: Delícias de Portugal que você não pode deixar de provar!

Ah, não deixe também de experimentar peixes e frutos do mar, que são bem famosos por lá!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: