Óbidos é uma charmosa vila portuguesa, do distrito de Leiria. Então vou te dar 7 motivos porque você deve conhecer Óbidos e incluí-la em seu roteiro por Portugal!

Motivo #01: É possível fazer um bate e volta partindo de Lisboa

Como listado acima, caso você não tenha muito tempo, é possível fazer um bate e volta partindo de Lisboa. Você pode ir de ônibus, trem, Uber, Táxi, excursão ou alugando um carro!

Eu fui de carro e posso te afirmar que as estradas de Portugal são muito tranquilas e bem sinalizadas! Vale a pena pensar a respeito, ainda mais se estiver em grupo. 😉

De ônibus você leva mais ou menos 1h e 40 min de trajeto, já de trem em  média 02h e carro (seja alugado, Uber ou Táxi) o tempo de duração estimado é de 56 min.

Motivo #02: A vila é cercada por muralhas do castelo de Óbidos

Se você é aquele tipo de pessoa, que assim como eu, adora a época medieval, Óbidos é seu lugar, rs.

E o mais legal é que a parte histórica, onde tem hotéis, moradores locais, lojinhas e os principais pontos turísticos ficam cercados por uma muralha! O visual é lindo e você também pode subir as muralhas e curtir a vista de cima da vila.

Ah, não esquecendo também, você pode subir até um miradouro que fica na parte externa do castelo. Infelizmente não é possível visitar o castelo, a não ser que você se hospede nele, já que hoje é um hotel privado.

Motivo #03: Você pode dormir no castelo ou se hospedar dentro das muralhas

Um adendo ao motivo 02, rs, caso você prefira dormir em Óbidos, como foi no nosso caso, você pode se hospedar em hotéis dentro das muralhas ou até mesmo no castelo da vila!

Lógico que tudo tem um preço nessa vida, rs, e dormir dentro do castelo que hoje é a Pousada Castelo de Óbidos, custava em junho/julho.2018 época que estivemos lá, o valor de R$ 1.120,00 quarto duplo com café.

A propriedade combina uma acomodação medieval do século XIV com comodidades modernas, bem no centro da vila de Óbidos.

Fonte: Imagens retiradas do site oficial da pousada.

Como o nosso orçamento estava um pouco mais apertado, rs, ficamos no Hotel Rainha Santa Isabel, que fica dentro das muralhas históricas de Óbidos, e é uma propriedade tipicamente portuguesa.

A diária foi de R$ 105,60 por pessoa, com café da manhã. Ficamos em um quarto pra 5 pessoas. Particularmente apesar do hotel ter uma avaliação mediana, eu gostei muito!

Fonte: Imagens retiradas do site oficial do hotel.

Motivo #04: A história do Lugar

No ano de 1148 o primeiro rei, D. Afonso Henriques, tomou Óbidos aos árabes. Hoje o Cruzeiro da Memória é um singelo monumento da época.

Óbidos também já pertenceu ao pentágono defensivo (dos cinco castelos), do centro do reino, idealizado pelos Templários e foi ofertado como prenda de casamento de D. Dinis a sua esposa D. Isabel.

Em virtude disso a Vila ficou pertencendo a Casa das Rainhas e por lá passaram a maioria das rainhas de Portugal, que ao longo dos anos fizeram muitas melhorias, como por exemplo a D. Catarina que mandou construir o aqueduto e chafarizes.

Parte das muralhas e de algumas construções de Óbidos foram derrubadas com o terramoto de 1755, o que acabou alterando alguns aspectos das construções nos estilos árabe e medieval.

Motivo #05: Experimente a legítima Ginjinha de Óbidos

A Ginjinha é uma bebida muito famosa em Portugal, mas ainda mais em Óbidos!

A Ginjinha é um licor feito a partir da maceração da fruta da ginja que é muito similar à cereja.O licor de Ginjinha é servido com uma fruta curtida no fundo do copo ou pura. O mais legal é que tradicionalmente ela é servida em um copinho de chocolate, que você come depois de beber o licor.

Há também a opção de beber em outro copinho, mas confesso que comer o chocolatinho faz toda diferença no final, rs. O copinho de licor de Ginjinha custa a partir de 1 euro em Óbidos.

Caso você adore a Ginjinha, como eu, rs, você pode comprar uma garrafa! E ah, o mais legal é que tem a opção de comprar a garrafa e os copinhos de chocolate. Eu garanti a minha quando estive em Óbidos e todo mundo que prova ama.

Motivo #06: Prove os famosos chocolates de Óbidos

Além da Ginjinha, Óbidos é muito famosa por seus chocolates! O negócio do chocolate é tão sério por lá, rs, que tem até uma feira internacional durante o início de março, que é super conhecida e apreciada em Portugal!

São várias atividades envolvendo o chocolate, mas o que move mais de 200 mil pessoas a passarem por lá nessa época do ano são as esculturas feitas em chocolate. Uma delícia, não?

Se sua viagem for em março e se você gosta de chocolate, está aí um excelente motivo para ir para lá! 😀

Motivo #07: Feira medieval de Óbidos

A feira medieval que acontece em julho em Óbidos também é super famosa no país e aguardada. E é claro que não é por menos, pois é realizada dentro do recinto do castelo junto a muralha oeste da cidade.

São espetáculos ao vivo, bebidas e saborosos pratos de porcos assado no espeto! E não para por aí, se você for do tipo aventureiro corajoso, rs, você pode tentar escalar as muralhas da cidade medieval com uma corda e um armês.

Para quem vai a caráter com roupas medievais a entrada é gratuita. Mas caso você não tenha aquele look medieval, rs, você pode entrar pagando 7 euros.

Ah, não deixe também de dar uma conferida em nosso roteiro por Lisboa da viagem que fizemos em janeiro de 2018.

E aí? Consegui te convencer a visitar Óbidos? Comenta aqui para mim! 😀

Quer saber mais sobre nossas viagens por Portugal? Não deixe de conferir nossos vídeos em nosso canal do YouTube! ?

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: