É possível conhecer Óbidos em Portugal em um dia e pensando nisso, resolvi listar tudo o que você não pode deixar de fazer por lá e é claro, te mostrar porque você precisa conhecê-la!

Óbidos é uma charmosa vila portuguesa, do distrito de Leiria, que abriga uma atmosfera medieval incrível! É aquele tipo de lugar que só pelo simples fato de estar caminhando entre suas ruelas é um baita passeio. 😀

Castelo de Óbidos

Entrada Castelo de Óbidos

A construção do castelo se deu  no séculos XII – XIII e houve uma ampliação no século XIV.  A vila foi doada como presente de casamento por D. Dinis (1279-1325) à rainha Santa Isabel e a vila passou a integrar o dote de todas as rainhas de Portugal até o ano de 1834.

Atualmente o castelo é a um hotel, Pousada Castelo de Óbidos, cuja diária em junho/julho.2018, época que estivemos lá, custava o valor de R$ 1.120,00 quarto duplo com café.

A propriedade combina uma acomodação medieval do século XIV com comodidades modernas, bem no centro da vila de Óbidos.

Fonte: Imagens retiradas do site oficial da pousada.

Caso você não se hospede nele, você certamente não poderá entrar nas acomodações e dependências do lugar, porém é possível tirar fotos da parte externa e também no mirante que fica ao lado!

Vila de Óbidos

Entrada principal para Vila de Óbidos

Dentro das muralhas estão os principais pontos turísticos, hotéis, alguns moradores locais, lojinhas, restaurantes. O visual é lindo e como eu disse, é aquele destino que vale a pena só pelo visual do lugar!

Lá você pode subir também nas muralhas e ter acesso a vista de cima da vila dentro das muralhas e da parte externa também!

Grande Mercado Medieval

O Grande Mercado Medieval fica logo ao lado do Castelo. O mercado tem várias lojinhas no estilo “medieval”. Na época que visitamos não havia muito o que se ver, porém anualmente tem uma feira medieval que é muito famosa e que oferece várias atrações e pratos típicos!

Se interessou pela feira medieval? Não deixe de ler 7 motivos porque você deve conhecer Óbidos.

Porta da Senhora da Piedade

Porta N. Senhora Piedade

A porta da Senhora da Piedade é a entrada principal para a Vila de Óbidos e foi construída a mando do rei D. João IV, em razão da proteção que recebeu de Nossa Senhora da Piedade, que é Padroeira da Vila, na Restauração da Independência em 1640.

No interior há uma capela decorada por azulejos azuis e brancos e logo ao topo está escrito: “A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original”.

Pelourinho De Óbidos

Dentro da vila também fica o Pelourinho de Óbidos que era o ponto de “justiça” da cidade, onde os que não obedeciam as regras, eram punidos publicamente. Já que você estará dentro da vila, não custa dar uma passadinha, rs.

Igreja de São Tiago

Como o nome já diz é uma igreja, porém com uma curiosidade! Hoje o lugar é uma livraria! A arquitetura é de uma igreja, porém o seu interior é uma livraria! O local também fica bem pertinho do castelo da vila.

Museu Municipal de Óbidos

O Museu Municipal também fica dentro da Vila de Óbidos e a entrada é gratuita!

A exposição permanente do Museu Municipal conta com obras de arte cujo tema é a devoção religiosa da história da Vila. Destaca-se no museu a coleção de pintura dos séculos XVI e XVII, onde constam obras de André Reinoso e Josefa d’Óbidos.

Ginjinha e Chocolate

As delicias mais famosas de Óbidos são o licor de ginjinha e os chocolates.

A Ginjinha é um licor feito a partir da maceração da fruta da ginja que é muito similar à cereja. O licor de Ginjinha é servido com uma fruta curtida no fundo do copo ou pura. O mais legal é que tradicionalmente ela é servida em um copinho de chocolate, que você come depois de beber o licor.

Há também a opção de beber em outro copinho, mas confesso que comer o chocolatinho faz toda diferença no final, rs. O copinho de licor de Ginjinha custa a partir de 1 euro em Óbidos.

Já o chocolate também é muito famoso na região e  também tem uma feira internacional durante o início de março, que é super conhecida e apreciada em Portugal!

Quanto tempo preciso para conhecer Óbidos?

No nosso caso chegamos em Óbidos quase de noite, após passarmos o dia em Sintra. Jantamos e aproveitamos para descansar no nosso Hotel Rainha Santa Isabel que ficava dentro das muralhas, onde nos hospedamos.

A diária foi de R$ 105,60 por pessoa, com café da manhã. Ficamos em um quarto pra 5 pessoas.

No dia seguinte conseguimos conhecer tudo em apenas meio período, almoçar e seguir pra nosso outro destino, Batalha! Há quem faça Óbidos, Batalha e Alcobaça ou Sintra e Óbidos.

Como chegar a Óbidos

É possível fazer um bate e volta partindo de Lisboa, sendo que você pode ir de ônibus, trem, Uber, Táxi, excursão ou alugando um carro. Nós alugamos um carro, que eu certamente indico para quem quer mais autonomia no passeio.

De ônibus você leva mais ou menos 1h e 40 min de trajeto, já de trem em  média 02h e carro (seja alugado, Uber ou Táxi) o tempo de duração estimado é de 56 min.

E aí? Vai incluir Óbidos em seu próximo roteiro por Portugal? Comenta aqui para gente!

Quer saber mais sobre nossas viagens por Portugal? Não deixe de conferir nossos vídeos em nosso canal do YouTube! ?

 

 

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: