Que o Irã é um país muito diferente do nosso, já não tínhamos dúvida antes de viajar para lá, contudo nos deparamos com muitas curiosidades que eu vou contar por aqui! Confira.

Curiosidade #01: Tem cerveja!

O consumo  e a comercialização de bebidas alcoólicas no Irã é crime, pois atualmente eles vivem sobre o regime Islã.

Porém eles possuem cerveja, lógico que sem álcool, rs, que é praticamente um refrigerante! O curioso é que é um “refrigerante” de cevada pura, ou misturada com limão, por exemplo.

Outro detalhe é que a bebida é servida praticamente em temperatura ambiente e, não geladíssima como estamos habituados aqui no Brasil.

Curiosidade #02: Seguro viagem obrigatório e visto

O seguro viagem no Irã é obrigatório, mas não aquele “obrigatório” que só fica no papel, sabe?

Para você entrar no país é necessário ter um seguro internacional de viagem, sendo bom inclusive que seu voucher seja escrito em inglês.

Caso você embarque sem o seguro, é necessário fazer um lá na hora, que provavelmente será mais caro, ou não entrar no país, simples assim.

Quando chegamos lá, imediatamente nos pediram para ver o voucher do seguro viagem.

Não aconselho você viajar para o Irã sem o voucher de seguro, já que a companhia aérea sabendo dessa obrigatoriedade pode querer preterir o seu embarque, como acontece nos casos em que é necessário o visto prévio para entrar em determinados países.

O visto de turismo é obrigatório não Irã, não sendo necessário tirá-lo com antecedência, sendo possível tirá-lo já no aeroporto de chegada, como foi em nosso caso.

Outra curiosidade interessante é que eles não carimbam o passaporte, apenas emitem um visto eletrônico.

Curiosidade #03: Não comem sobremesas

Os iranianos não possuem o hábito de comer sobremesas, sendo no máximo um chá e uma tâmara.

Não haviam sequer sobremesas no cardápio dos restaurantes mais tradicionais e frequentados pelos iranianos. Somente encontramos sobremesas nos restaurantes que recebiam mais turistas.

Então se você não fica sem o seu docinho após o almoço, é bom levar uns chocolatinhos ou se contentar com o chá e a tâmara, rs.

Curiosidade #04: Fechado para almoço

O comércio realmente fecha para o almoço no Irã, com exceção lógico dos restaurantes, rs.

Eles fecham para o almoço e só voltam a trabalhar lá pelas 16:00/17:00 horas, mas em compensação as lojas fecham super tarde, sendo que nas maiores cidades é comum encontrar lojas abertas até 00:00!

Então a melhor coisa é aproveitar o dia para fazer os seus passeios, visitar museus, parques, monumentos e o que mais tiver curiosidade e deixar suas comprinhas para o período da noite.

Curiosidade #05: Dinheiro

A moeda oficial do Irã é Rial Iraniano, que é aquele tipo de moeda que tem vários 000000, rs, sabe? Para se ter uma ideia, na época em que fomos 1 dólar americano equivalia a 113.500 rials iranianos.

Contudo, na maioria das lojas, mercados e restaurantes, o preço está escrito em tomans (1 toman = 10 Rials).

Isso quer dizer que se você ver preços em lojas, restaurantes e mercados na casa dos “10.000”, ou um vendedor pedir “10.000”, o que provavelmente eles querem dizer é 10.000 tomans, ou seja 100.000 Rials.

Mas não custa você perguntar se o preço está em “tomans ou rials”, que era o que eu sempre fazia, rs.

Curiosidade #06: Cartões de crédito não são aceitos

No Irã cartões de crédito e débito não são aceitos em razão do conflito com os Estados Unidos, já que a maioria das bandeiras que utilizamos (Visa e Mastercard) são americanas.

Então fique esperto e leve dólares suficientes para gastar lá, para o período da viagem!

Contudo, para comprar itens mais caros, como tapetes persas por exemplo, é possível dependendo da loja utilizar cartão. Como há proibição no país, geralmente essas lojas possuem uma máquina de origem da Europa ou dos Emirados Árabes.

Então provavelmente eles vão converter o valor da sua compra em Euros ou em dirham dos emirados árabes. Nós compramos tapetes em uma loja de Isfahan com cartão de crédito e foi tudo certo.

Curiosidade #07: Cachorros são proibidos

Cachorros no Irã são proibidos, pois no Islã eles são considerados como animais impuros, com exceção de cães pastoreiros nas zonas rurais para ajudar. Então é muito comum só ver gatos pela cidade como animais de estimação.

Outra curiosidade é que gatos persas também são caros por lá, rs.

Curiosidade #08: Proibido dançar, fazer festas e cantar

Devido ao governo autoritário no Irã, homens e mulheres são proibidos de dançar, sendo ainda que mulheres não podem cantar!

As iranianas que optam pela carreira de cantoras acabam tendo que sair do país para poder cantar e gravar cd´s, já que no país é proibido.

Festas também são proibidas, sendo que as pessoas mais ricas acabam realizando eventos em chalés mais afastados da cidade, de forma clandestina, onde segundo nosso guia, rola de tudo, rs, inclusive bebidas alcoólicas, sexo e drogas.

Por incrível que pareça, ante tantas proibições, estima-se que  5% da população do Irã tenham problemas com drogas e apesar de ser crime também, existe prostituição.

Curiosidade #09: Não confunda iranianos com árabes

É extremamente ofensivo chamar os iranianos de árabes, pois eles são persas.

Para se ter uma ideia, para os iranianos serem chamados ou confundidos com árabes é uma ofensa grave por causa do passado histórico entre eles, já que no passado o Irã teve seu país invadido, com casas e estabelecimentos saqueados, mulheres estupradas, pessoas mortas, etc.

Curiosidade #10: Turismo

O turismo é permitido no Irã, pois caso contrário não teríamos conhecido o país, rs, contudo, o governo não estimula o turismo no país, já que acredita que turistas podem levar influências que vão de encontro com a cultura deles por lá.

A imposição religiosa é tão forte, que inclusive mulheres turistas são obrigadas a usarem o véu assim que saem do avião e por todo o tempo que permanecerem no país.

Curiosidade #11: Casamentos temporais

Homens podem casar com mais de uma mulher, obviamente, contudo isso não é usual no Irã, já que sua grande maioria é monogâmico.

Em hotéis e pensões os homens e as mulheres só podem dividir quarto se forem casados, com exceção dos turistas, como no nosso caso.

Então o que acontece muito é quando um homem casado que viaja sem sua esposa, ou um homem solteiro que não tem pretensão de casar a longo prazo e precisa “fazer suas necessidades, leia-se: relações sexuais” é procurar esposas temporárias.

Essas esposas temporárias são mulheres que aceitam dinheiro ou bens materiais para casarem com um homem por um período determinado de tempo, sendo por uma noite, uma semana, um mês ou um ano, por exemplo.

Curiosidade #12: Papel higiênico e vaso sanitário

No Irã eles não usam papel higiênico, sendo que em 90% dos banheiros só tem um balde com água!

Então é sempre bom andar com um rolo de papel higiênico na mochila ou um pacote de lenço umedecido, para emergências na rua. Nos hotéis tem papel higiênico normalmente, rs.

Outra curiosidade também é que dificilmente você encontra vaso sanitário, só aquele sanitário de cócoras no chão.

Curiosidade #13: Metrô e ônibus

No Irã você deve ter muita atenção ao pegar um transporte público, pois por exemplo no metro, os homens só podem entrar nos vagões da frente e as mulheres nos do fundo. Jã no ônibus, tem uma parede no meio.

Ou seja, homens e mulheres não andam juntos no transporte público, que por sinal é bem eficiente no Irã.

Apesar das diferenças culturais e de tantas proibições, nós amamos visitar o Irã e todos os momentos que passamos por lá.

Se você quiser saber um pouco mais sobre o que conhecemos por lá, não deixe de conferir os posts abaixo:

Quer saber também por onde estivemos? Confira!

Quer saber mais sobre nossa viagem pelo Irã? Não deixe de conferir nossos vídeos em nosso canal do YouTube! ?

 

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: