Shiraz é uma das cidades favoritas dos turistas que passam pelo Irã. Quer saber mais? Então descubra o que fazer em Shiraz no Irã!

Shiraz era uma das cidades que não abríamos mão de conhecer no Irã e quer saber? Nos arrependemos de não termos passado mais tempo lá!

Antes de falar sobre a cidade, vou deixar aqui os posts de como chegamos ao Irã viajando de classe executiva. 😛

Após nosso primeiro dia no Irã, em Teerã que eu conto a nossa experiência no post  “o que fazer em Teerã” pegamos um voo à noite para Shiraz com a companhia Mahan Air, que foi super tranquilo.

Tivemos um dia inteiro em Shiraz e conhecemos M-U-I-T-A coisa e com bastante tranquilidade, então vamos lá, rs.

Nasir-ol Molk Mosque (Mesquita Rosa)

O que fazer em Shiraz no Irã

Iniciamos nosso dia em uma das mesquitas mais famosas do Irã que é a Nasir-ol Molk Mosque ou Mesquita Rosa.

A Mesquita Rosa, também conhecida como Pink Mosque, rs, foi construída durante 12 anos, sendo que a obra começou em 1876 e foi concluída somente em 1888.

O que fazer em Shiraz no Irã

O lugar continua lindo até hoje e não é por menos, os iranianos cuidam muito dos seus monumentos. Inclusive, enquanto estávamos lá, havia uma artista fazendo restaurações a mão (!!!) nos azulejos que estavam com a pintura gasta em virtude do tempo.

Essa Mesquita é super famosa no Irã por conta dos vitrais coloridos em toda a sua extensão, que causa um efeito M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O com a luz, não só para os olhos como também para as fotos.

O reflexo da luz nos vitrais formam desenhos no chão e nas paredes do interior da Mesquita.

Minha dica é separar o período da manhã para conhecer a Mesquita, como fizemos, para aproveitar essa beleza da luz nos vitrais.

Qavam House (Casa da família Qavam)

O que fazer em Shiraz no Irã

Após visitarmos a Mesquita Rosa, fomos a Qavam House, que foi outra belíssima surpresa. Você vai me ouvir dizer isso muito sobre o Irã, rs, porque realmente tivemos a oportunidade de conhecer lugares lindíssimos por lá!

O que fazer em Shiraz no Irã

A casa da família Qavam foi construída em 1879 e 1886 por Mirza Ibrahim Khan para a  família Qavam, que  eram comerciantes originalmente de Qazvin .

A família Qavam era muito importante e ativa no governo da dinastia Zand e logo em seguida pela dinastia Qajar e Pahlavi.

O lugar simplesmente é lindo, com várias influências em sua decoração, inclusive na época vitoriana da Europa, que é retratada em pinturas no teto de um dos cômodos da construção.

O que fazer em Shiraz no Irã

Logo que você entra, você da de cara com um jardim lindo, com laranjeiras, tamareiras, plantas floridas e uma fonte enorme! A varanda é toda de espelho e é um dos “tchãns” do lugar.

O que fazer em Shiraz no Irã

Hoje a casa é um museu aberto a visitação, para a nossa sorte, rs.

Zand Complex (Vakil Bath, Vakil Mosque & Vakil Bazaar)

O que fazer em Shiraz no Irã

O Zand Complex é um “complexo” digamos assim onde fica o Valki Bath, Valki Mosque e Vakil Bazaar.

Ou seja, uma maravilha para nós viajantes conhecermos vários lugares que estão praticamente um do lado do outro, rs.

O Vakil Bath é um antigo banho público (hamam), que hoje é um museu, que mostra através de bonecos representando como funcionava o lugar.

Na verdade, o lugar não era só para banho, mas funcionava também como um lugar onde os comerciantes faziam negócios, onde faziam tratamentos de saúde e odontológicos, onde descansavam, conversavam, cuidavam da pele e até da depilação.

Tudo isso é retratado pelos bonecos, então com certeza vale a vista!

Depois de conhecer o hamam, você pode aproveitar para conhecer o bazar da cidade, que assim como o de Teerã tem de tudo! Comidas, tapetes, ouro, casas de câmbio, souvenirs, artesanato, etc.

Eu adoro um bazar! Rs.

Aproveitando ainda, dá pra dar uma passadinha para conhecer a Mesquita Vakil, que fica em uma das entradas do bazar e foi construída entre 1751 e 1773.

Karim Khan Citadel

O que fazer em Shiraz no Irã

Pertinho do Zand Complex, fica a Karim Khan Citadel, que é uma fortaleza construída como parte de um complexo durante a dinastia Zand, que se assemelha-se a uma fortaleza medieval.

A fortaleza foi a residência do imperador que fundou a dinastia Zand, o Karim Khan. NA época ele contratou os melhores arquitetos e comprou os melhores materiais para a construção.

Durante o período Qajar o lugar foi usado com sede do governo e após a queda do império, foi usado como prisão, sendo que nessa época as pinturas que tinham lá foram rebocadas e várias coisas depredadas. Uma pena né.

A renovação e restauração da fortaleza somente foi feita após a área ser entregue a Organização do Patrimônio Cultural do Irã.

Inclusive dentro da fortaleza que nosso guia nos explicou que no Irã existem casamentos temporários, rs. Se você ficou curioso (a), não deixe de conferir o post que a Amanda fez sobre mulheres no Irã.

Hafez Mausoleum (Mausoléu de Hafez).

O que fazer em Shiraz no Irã

Terminamos o nosso tour em Shiraz já com o por do sol no Mausoléu do Hafez. O lugar simplesmente é lindo!

Ao entrar você já se depara com um enorme jardim e após uma escadaria para chegar ao Mausoléu de Hafez.

O que fazer em Shiraz no Irã

Hafez nasceu e morreu em Shiraz. Ele era um poeta que ainda é muito amado pelo povo iraniano!

O que fazer em Shiraz no Irã

Quando estávamos lá, a maioria dos visitantes eram iranianos e todos faziam preces, próximas a tumba do poeta, deixavam flores, beijavam e refletiam.

O que fazer em Shiraz no Irã

Onde estivemos

Definitivamente nós amamos Shiraz e queremos voltar! Se você tiver a oportunidade de ficar mais dias na cidade, meu conselho é: FIQUE!

Quer saber mais sobre o Irã? Não deixe de conferir:

E você? Tem vontade de conhecer ou voltar ao Irã? Conta aqui pra gente!

Quer saber mais sobre nossa viagem pelo Irã? Não deixe de conferir nossos vídeos em nosso canal do YouTube! ?

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: