Se você planeja conhecer o Irã, é importante saber o que fazer em Teerã (Teerão), a capital e porta de entrada desse lindo país!

O Irã é um país não muito visitado por nós brasileiros, já que por muitas vezes é injustiçado pela mídia, como um lugar extremamente perigoso para turistas, o que não é verdade.

Estivemos no Irã em dezembro/2018 e simplesmente amamos cada segundo que estivemos lá, sem exageros!

Chegamos ao Irã por Teerã (Teerão) que é a capital do país, que também as vezes passa batida pelos turistas, contudo, vou te mostrar que há sim o que fazer por lá!

Nosso roteiro por Teerã, a capital do Irã

Como só tínhamos um dia inteiro em Teerã, não conseguimos fazer tudo o que queríamos, ainda mais porque tínhamos um voo noturno para Shiraz as 21:30 horas.

Há outros lugares para conhecer que vou deixar no final, caso sua viagem pelo Teerã seja de mais de um dia. 😀

Palácio do Golestão (Golestan Palace)

O Golestan Palace, ou Palácio do Golestão, que em persa se escreve assim ??? ?????? (rs), é um ponto indispensável para se visitar no Teerã, pois além de lindo, é um antigo palácio real do Império Cajar, sendo um dos monumentos mais antigos da cidade!

O palácio é tão importante que foi reconhecido como patrimônio mundial pela UNESCO!

Grande bazar de Teerã (Tehran Grand Bazaar)

Nós adoramos um bazar e é claro, não poderíamos de deixar de conferir o de de Teerã, rs.

O bazar é dividido em vários corredores com mais de 10 quilômetros de extensão, sendo considerado o maior do país. Cada corredor do bazar é especializado em um tipo de mercadorias.

O bazar tem várias entradas, contudo a principal é a Sabze-Meydan.

Além de muitas lojas, o grande bazar de Teerã tem mesquitas, bancos, casas de câmbio, lugares para comer e acesso ao metrô.

O legal de visitar o bazar é que além de comprar coisas legais e diferentes, você conhece um pouco mais da cultura local, já que o lugar é frequentado pelos iranianos, uma vez que o preço das coisas é melhor do que da cidade e/ou shoppings.

Museu nacional do Irã (National Museum of Iran)

O Museu Nacional do Irã é formado por dois complexos, sendo o Museu do Irã Antigo e Museu da Era Islâmica e abriga monumentos históricos da antiguidade iraniana e época medieval, incluindo vasos de cerâmica, objetos de metal, restos de tecidos e alguns livros e moedas raros.

Também inclui vários departamentos de pesquisa, categorizados por diferentes períodos históricos e tópicos arqueológicos.

Os artigos mais antigos desse museu são ferramentas do Período Paleolítico que datam entre 30.000 e 35.000 anos.

Além disso, há vários artefatos da época do Império Persa.

Museu do tapete do Irã (Carpet Museum of Iran)

O Museu do tapete não estava na nossa lista de pontos a serem conhecidos, contudo, no dia que tínhamos separado para Teerã, o Museu das Jóias (Jewelry Museum) estava fechado.

Em virtude disso, nosso guia achou interessante nos levar ao Museu do tapete, que é bem interessante, dado a importância da peça na cultura iraniana.

O Museu do tapete exibe uma variedade de tapetes persas de todo o Irã, do século XVI até o presente.

Vimos vários tipos de tapete no Museu, inclusive a forma como são feitos. Nosso guia nos falou que o tapete é um artigo muito importante para os iranianos, considerado não só uma obra de arte, como também uma poupança, dado o seu valor econômico que só aumenta com o passar dos anos.

O que mais conhecer no Teerã

Além dos pontos que listamos acima, queríamos conhecer o Museu das Jóias (Jewelry Museum)  que fica dentro do banco central do Irã e é o tesouro nacional com as jóias mais caras do mundo!

Queríamos ter parado para tirar uma fotinha no Azadi Tower, rs, mas vimos de longe quando estávamos a caminho do aeroporto para pegar nosso voo para Shiraz.

E também, queríamos conhecer a antiga embaixada americana, que está desativada em vista dos problemas políticos entre os países, que contém pinturas em seus muros demonstrando um pouco de ódio, digamos assim, contra os Estados Unidos.

Quer saber mais sobre o Irã? Não deixe de conferir:

Quer saber como fomos ao Irã, rs? Confira:

E aí? Planejando sua viagem pelo Irã? Conta aqui pra gente!

Quer saber mais sobre nossa viagem pelo Irã? Não deixe de conferir nossos vídeos em nosso canal do YouTube! ?

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: