Em Janeiro/2019 tivemos a experiência de voar na classe executiva da Latam Airlines, no avião 777-300 de Frankfurt para Guarulhos em São Paulo.

Se você quer saber como foi a experiência, não deixe de conferir esse post!

Nós conseguimos emitir essa passagem na classe executiva da Latam Airlines com pontos Multiplus, quando ainda a tabela era fixa entre trechos da América do Sul a Ásia ou vice versa, por 110.000 milhas o trecho na classe executiva.

Esse voo com a Latam Airlines era de conexão, pois o primeiro trecho foi de Narita no Japão até Frakfurt na Alemanha com a Japan Airlines, confira o review aqui.

Custo da emissão da passagem

Emitimos ida e volta do Brasil para Ásia por 220.000 milhas, sendo a ida partindo de Campo Grande/MS para Seul, Coréia do Sul e a volta por Tóquio, Japão para Campo Grande/MS.

Logicamente nossos voos tiveram conexões, sendo:

Ida: Campo Grande/MS>Guarulhos/SP>Madri/Espanha>Londres/Inglaterra>Seul/Coreia do Sul

Volta: Tóquio/Japão>Frankfurt/Alemanha>Guarulhos/SP>Campo Grande/MS

Em uma das promoções do KM de vantagens com a Multiplus, pagamos R$ 20,692 no milheiro. Ou seja, esses 220 milheiros custaram R$ 4.552,30 + 400,00 de taxa de embarque das passagens, sendo que nesse caso o custo final delas seria de R$ 4.952,30.

Não há mais o lote promocional que compramos na época no KM de vantagens, porém a Multiplus lança as vezes promoções de compra de pontos para quem é do clube com 60% de desconto, logo os pontos saem por R$ 28,00 o milheiro.

Como emiti as passagens no meu mês de aniversário (março/2018) e era assinante na época do Clube Multiplus, recebi 10% das milhas de volta (22.000 milhas) e o custo final da emissão foi de 198.000 milhas.

Portanto, o custo das milhas foi de R$ 4.097,00 + R$ 400,00 = R$ 4.497,00 ida e volta para Ásia na CLASSE EXECUTIVA!

O custo total de todas essas passagens em dinheiro, só que partindo de Guarulhos e voltando para Guarulhos era de 5.616,09 dólares, que na cotação da época em reais sairia por R$ 23.587,58.

A princípio essa volta seria com a Ibéria, de Tóquio para Madri e de lá para Guarulhos, contudo, houve um problema na reserva e fomos remanejados para JAL (Japan Airlines) até Frankfurt e de lá para Guarulhos com a Latam, nesse voo que vou falar agora.

Uma excelente troca, pelo menos no que diz respeito a voar com a JAL (Japan Airlines)

Não tenho como precificar apenas esse trecho em dinheiro ou milhas, pois emitimos todo o voo de volta junto.

Quer saber mais sobre o custo de todas as nossas emissões para a Ásia? Não deixe de conferir o post: Como organizamos nossa viagem para Ásia com Milhas.

Detalhes do voo na classe executiva da Latam Airlines no 777-300 – Frankfurt para Guarulhos

  • Voo: LA 8071
  • Aeronave: 777-300
  • Frankfurt para Alemanha
  • Partida: 19:45 – Chegada: 04:50
  • Duração do voo: 12:05h
  • Assento: 2K – executiva

Check-in classe executiva

O nosso voo de Frankfurt para Guarulhos era de conexão, então o check-in foi feito no aeroporto de Narita pela JAL (Japan Airlines), que foi extremamente rápido e eficiente.

Sala VIP no aeroporto Internacional de Narita 

A sala VIP disponibilizada pela Latam Airlines no aeroporto de Frankfurt é a Maple Leaf Lounge de sua parceira Air Canada, pois fazem parte da mesma aliança que é a Oneworld.

Não fizemos fotos no lounge, porém você pode conferir mais informações sobre ele no post que fizemos quando voamos de classe executiva da Qatar Airways de Franffurt para Doha.

Embarque na aeronave

Drink de boas vindas: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

O embarque não foi pontual, inclusive o voo atrasou para sair de Frankfurt fazendo com que perdêssemos nosso voo de Guarulhos/SP a Campo Grande/MS.

Quando o embarque foi autorizado, fomos recepcionados por uma comissária super simpática, uma pena que não foi ela quem ficou responsável pela gente durante o voo.

Ela nos ofereceu drinks de boas vindas com mix de castanhas.

Atendimento

O atendimento foi péssimo durante o voo, com exceção da primeira comissária que nos recepcionou muito bem quando do embarque.

A comissária que ficou responsável pela gente não fez questão nenhuma de ser simpática, muito menos atenciosa. Tudo o que pedíamos não tinha ou já havia acabado.

Realmente foi um banho de água fria, pois estávamos com expectativas positivas para esse voo, em virtude das duas experiências anteriores e totalmente diferentes que tivemos na classe econômica da companhia, quando voamos para Frankfurt e Paris em outras viagens.

Poltrona e layout do avião da classe executiva da Latam Airlines no 777-300 

Mapa de assento classe executiva Latam Airlines 777-300

O layout das poltronas é 2-3-2, extremamente confortáveis, com um excelente espaço na poltrona e para descanso dos pés.

Assentos: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

A poltrona vira cama (flat bad) deitando em até 180 graus e é muito espaçosa, contudo, extremamente velha, mal cuidada e suja!

Poltrona: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

O controle da poltrona é intuitivo e tranquilo de  manusear. A poltrona se move de forma rápida e eficiente.

A luz de leitura é forte e flexível, o que de certa maneira trás mais privacidade e não atrapalha o passageiro que viaja ao lado.

Luz de leitura: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

A poltrona também tem entradas USB e tomadas para carregar objetos eletrônicos (celular, computador, tablet, câmera, etc).

Entretenimento

O monitor é de 15 polegadas e individual. 

Monitor: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

Os fones de ouvido possuem o bloqueio de ruídos externos (noise cancelling), porém não funcionavam direito e várias vezes durante o filme ficavam mudo.

Fone de ouvido: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

Pedimos para trocar e o problema persistiu, então na verdade não sei se o problema era na poltrona ou fone.

O sistema de entretenimento é ótimo, com várias opções de filmes novos,  dublados e legendados em português.  

Controle do monitor: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

Além disso há jogos e músicas.

Amenity kit

Amenity Kit: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

A bolsa do amenity kit não tinha marca, mas os cosméticos (creme para mãos, lenço umedecido e protetor labial) eram da L´Occitane.

Amenity Kit: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

Além disso tinha no amenity kit tinha máscara noturna para os olhos, protetor auricular,  escova e creme dental, caneta e meias.

Amenity Kit: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

Refeições na classe executiva

Refeição: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

Outro ponto negativo nesse voo foi o serviço de bordo. As opções de comida eram fracas, limitadas e os pratos não tinham apresentação e nem sabor.

Não havia menu no voo, então a comissária passava com o carrinho oferecendo as opções de prato que eram: 

  • carne com batata;
  • macarrão de queijo e nozes;
  • salada com salmão cru.

De entrada as opções eram somente de salada ou sopa de pimentão vermelho e de sobremesa, frutas, bolo de chocolate ou sorvete.

Como as opções eram fracas, eu escolhi de entrada a sopa de pimentão vermelho, salada com salmão cru de prato principal e de sobremesa o sorvete.

Refeição: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

O serviço de bordo foi feito tudo de uma vez e eu me arrependi da escolha do prato principal, pois só tinha três fatias pequenas de salmão.

Eu perguntei pra comissária se poderia comer outro prato, pois a classe executiva estava bem vazia, porém ela disse que não, que não tinham pratos sobrando.

Até aí tudo bem, mas ela poderia oferecer outra coisa, não? 

O Ike pediu a carne com batatas que estava encharcada, com aquele aspecto de descongelado, sabe? E além de tudo totalmente sem sabor.

Refeição: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

De café da manhã eu pedi um mix de frios, café expresso, água com gás e um croissant, porém a máquina de expresso estava quebrada então me serviram café comum coado.

Refeição: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

A água era com gás mas estava sem gás e o “mix” de frios eram só três fatias de presunto com queijo, rs.

O Ike pediu frutas, bolo, croissant e omelete.

Refeição: Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

Desembarque

Classe executiva do B777-300 da Latam Airlines

O desembarque foi rápido, pois a classe executiva tem prioridade para sair. Contudo, em virtude do atraso na saída, nós perdemos o nosso voo de Guarulhos/SP a Campo Grande/MS.

Por sorte estava tudo na mesma reserva, então a companhia nos realocou no voo seguinte que sairia pela tarde.

Conclusão

Sinceramente eu detestei a experiência e prefiro acreditar que foi um voo ruim e que nem todos são assim, rs.

Como eu comentei acima, a poltrona estava muito suja, mal conservada, não só pelo fato de ser antigo, mas pelo fato de parecer não ter reparos.

O atendimento foi ruim e o serviço de bordo fraco.

A experiência que tivemos na econômica da Latam Airlines foi muito melhor do que na executiva, para ter uma ideia.

Se você gosta de avaliações de cabines, não deixe de conferir nossas avaliações de classe executiva aqui no blog!

Quer ver como foi esse voo? Não deixe de conferir o vídeo em nosso canal do YouTube:

Gosta de assistir vídeos sobre avaliações de cabines em classe executiva? Dá uma olhadinha na nossa playlist e é claro, não se esqueça de curtir, comentar e se inscrever em nosso canal!

E aí? Já experimentou ou tem vontade de experimentar os serviços da Japan Airlines? Conta aqui pra gente!

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: