Não é Caro Viajar

Delícias de Portugal que você não pode deixar de provar!

Nada melhor que conhecer um destino também pela culinária local e pensando nisso, vou listar algumas delícias de Portugal que você não pode deixar de provar na sua próxima viagem!

Delícias de Portugal

Sardinhas com batatas, uma delícia

Viajar é também ter a oportunidade de experimentar a gastronomia local, que geralmente trás pratos totalmente diferentes aos quais estamos acostumados.

A culinária portuguesa é deliciosamente saborosa, e nada melhor do que prová-la diretamente no país de origem e o melhor de tudo isso, levar a receita para casa, para poder fazê-la e matar a saudade daquela boa viagem.

A gastronomia de Portugal além de ser bastante variada é riquíssima, onde existem uma enorme variedade de pratos típicos, que muita das vezes estão ligados a peculiaridades da história do país.

Delícias de Portugal – Lisboa

Lisboa possui uma riquíssima culinária, sendo possível experimentar diversas Delícias de Portugal lá, já que por ser umas das cidades mais visitadas do país.

O Pastel de Bacalhau com queijo estrela é uma delícia, não deixe de experimentar! É possível encontrar uma das lojas da Casa Portuguesa de Pastéis de Bacalhau na Rua Augusta, 106.

Outro prato muito bom para comer em Lisboa são os a base de bacalhau, assado em posta, com batatas e ao forno com requeijão.

Delícias de Portugal – Bacalhau com batatas

Experimentamos também dessa vez o leitão com batatas fritas ao molho… nossa, uma delícia!

Delícias de Portugal - Porco com BatatasDelícias de Portugal - Porco com Batatas

Quer saber mais sobre Lisboa? Não deixe de conferir nosso post: Roteiro de Lisboa: O que fazer em 2 dias na capital portuguesa

Região de Belém

Delícias de Portugal - Pastelaria BelémDelícias de Portugal - Pastelaria Belém

Não podíamos deixar de começar por um dos doces mais conhecidos, senão o mais conhecido de Portugal, que é o Pastel de Belém. O início da sua fabricação se deu em 1837 em Lisboa, na região de Belém.

O Pastel de Belém é o famoso Pastel de Nata, que pode ser encontrado em diversas padarias e docerias da cidade. Uma que mais gosto é da Manteigaria. O Pastel de Nata é uma réplica da receita original do Pastel de Belém, que é tão gostosa quanto, rs.

Delícias de Portugal – Pastel de Nata – Manteigaria

Na Pastelaria de Belém, não se come apenas o famoso pastel. Há vários outros docinhos portugueses com creme de ovos, açúcar a massa folhada, uma explosão deliciosa de calorias, rs.

Aveiro

Tripa de Aveiro

Em Aveiro experimentamos duas iguarias bem saborosas e tradicionais, que são os Ovos Moles de Aveiro. A história dos Ovos Moles é que as freiras de um convento utilizavam muita clara de ovos para engomar os seus hábitos o que gerava um desperdício de gemas. Para acabar com esse problema, as freiras criaram esse doce, cuja base é gema de ovo com açúcar, envolvido em uma leve massa de hóstia.

Hoje os doces em sua forma homenageiam a tradição marítima de Aveiro e os formatos são parecidos com conchas, búzios e peixes.

Fomos em uma das mais antigas e tradicionais da cidade que é a da Maria da Apresentação que foi fundada em 1882!

O segundo doce bem conhecido são as tripas de Aveiro, mas apesar do nome não levam tripas em sua receita e sim um tipo de massa crua e doce com recheio.

Tripa de AveiroTripa de AveiroTripa de Aveiro

Delícias de Portugal – Biscoito com ovos moles

Algarve

Delícias de Portugal – Doce de Algarve

Experimentamos em Lisboa um doce chamado “doces de Algarve”, que a base é de massa da marzipan, uma delícia! O doce é tão bonitinho que dá dó de comer, rs.

Cascais

Delícias de Portugal – Frutos do Mar

Cascais é uma vila muito charmosa com uma variedade enorme de pratos para saborear, dedicada aos amantes de frutos do mar. Os pratos que mais se destacam são o ensopado de peixe, robalo grelhado, linguado, arroz de marisco, mexilhão, bacalhau ao forno, entre outros.

Delícias de Portugal – Frutos do Mar

Quer saber mais sobre Cascais, não deixe de ler: Vale a pena conhecer Cascais em Portugal em um dia?

Óbidos

Delícias de Portugal - GinjinhaDelícias de Portugal - Ginjinha

Quando visitamos Óbidos, ouvimos muito sobre a famosa Ginjinha que é um licor de tradição de Ginja, uma fruta bem parecida com a cereija. Normalmente ela é consumida com um copinho de chocolate e é uma delícia! Rs.

Quer saber mais sobre Óbidos? Não deixe de ler:

Sintra

Sintra fica bem pertinho de Lisboa e em mais ou menos meia hora você chega nesse lugar incrível! A Piriquita é a principal fábricas dos doces da região, sendo o mais famoso o travesseiro, que é um docinho de massa folhada, bastante açúcar e recheio de amendôas.

A Queijadinha ou Queijada da Sapa é bem conhecida em Sintra, um doce com recheio de coco, sendo muito difícil depois que experimentá-lo, comer apenas um.

É tradicionalmente feito e vendido na Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa, desde 1887.

Porto

Delícias de Portugal – Francesinha

Porto é indispensável em seu roteiro pelo Portugal por diversos motivos, além da gastronômia.

O prato mais famoso na ciudade é a Francesinha, que é  um sanduíche feito com pão de forma e recheado com fiambre (presunto), queijo, linguiça, bife bovino e salsicha fresca.

Outra iguaria em Porto bem conhecida são as tripas de porto, que é uma prato bem conhecido e como o nome já diz foi criado na própria cidade durante os descobrimentos, onde os marinheiros precisariam de muitos alimentos e com isso sobraram apenas as tripas para a população, e para inventar uma forma de cozinha-las, eles criaram assim as Tripas à Moda de Porto.

Não provamos as tripas, mas fica aí a dica! Rs.

Quer saber mais sobre Porto? O que fazer em dois dias em Porto

Como eu disse no início do post, é possível experimentar a maioria desses pratos em Lisboa, mas se você tiver a oportunidade, experimente as receitas originais em suas respectivas cidades, que com certeza não vai se arrepender!

E aí? Ficou com vontade de viajar para Portugal só para comer essas maravilhas? Comenta aqui para gente!

*** Post escrito em parceria com o Fábio Alberto que é treinador físico e meu cunhado (Rodrigo).

Insta: @fabiomaar

Quer saber mais sobre nossas viagens por Portugal? Não deixe de conferir nossos vídeos em nosso canal do YouTube! ?

Comente pelo Facebook

Comentários: