Cascais é conhecida por muitos como a Riviera portuguesa, mas fica aquela dúvida, será que vale a pena conhecer Cascais em Portugal em um dia? Eu digo que sim, pois é um lugar que além de ser próximo de Lisboa e de Sintra, tem muito o que conhecer!
Como chegar a Cascais
Cascais fica apenas 30km de Lisboa e 17km de Sintra, sendo possível conhecê-la de trem, ônibus e carro.
No nosso caso, como tínhamos um dia livre em Lisboa e ainda não tínhamos locado carro, fomos de trem. O valor da passagem foi de 4,50 euros ida e volta para cada, ou seja, 2,25 cada trecho.
Pegamos o trem na estação Cais de Sodré. Como estávamos hospedados relativamente perto, fomos a pé até a estação em 10 minutinhos.
Se você estiver hospedado na região da Baixa, Rossio e Chiado, dá para ir a pé também. Outra opção caso esteja um pouco mais longe, é pegar o metrô para a estação Cais do Sodré.
Quando ir a Cascais
Definitivamente o verão é a melhor época para aproveitar Cascais, ainda mais por que é uma cidade de praia, contudo, outras épocas do ano também valem muito a pena, já que o lugar não se resume a praias somente.
Lá há boa comida, em especial peixes e frutos do mar, palacetes, ruas estreitas do centro histórico, belos jardins e vistas deslumbrantes!
O que fazer em Cascais
Praias
Algumas das principais praias em Cascais são:
- Praia das Moitas
- Piscina Oceânica Alberto Romano
- Praia da Duquesa
- Praia da Conceição
- Praia da Rainha
- Praia da Ribeira (ou Pescadores)
- Praia de Santa Marta
Passamos por algumas delas, quando descemos do centro histórico para a orla. Chegamos a Praia da Rainha e Praia da Ribeira, que são pequenas, mas estavam bem movimentadas. Elas têm fácil acesso por escadas e tem uma vista muito bonita, pois há vários barquinhos parados, combinando com a arquitetura dos edifícios e paisagismo.
Quando estávamos indo no sentido a Boca do Inferno, passamos pela Praia de Santa Marta, que é considerada um dos cartões postais da cidade. Na minha opinião foi a mais bonita que vi.
Centro histórico de Cascais
O centro histórico é onde ficam alguns restaurantes e lojinhas. O lugar é super bonito e acolhedor. Casinhas em tons bem clarinhos, muita vegetação nas paredes e calçadas iguais ao calçadão de Copacabana no Rio de Janeiro.
Vale a pena caminhar por lá, mesmo que não vá comer e comprar nada.
Marina de Cascais
No caminho pela Marina de Cascais você conseguirá ver a estrutura da Cidadela de Cascais o Farol e a Praia de Santa Marta, que são os cartões postais da cidade. Seguindo o percurso você vai chegar a famosa Boca do Inferno. Mas calma, rs, há outras coisas para se fazer no caminho.
Museu Condes de Castro Guimarães
O Museu Condes de Castro Guimarães no surpreendeu muito. Fica a caminho da boca do inferno em frente a marina, o Farol e Praia de Santa Marta!
No dia que visitamos o Museu, estava tendo uma exposição sobre a história da extinta família real da Rússia, muito interessante.
O Palacete foi doado a Vila de Cascais por testamento, após a sua morte de Manuel Inácio de Castro Guimarães e tem um acervo de pinturas, livros e objetos de vários lugares do mundo.
Parque Marechal Carmona
Fica ao lado do Museu Condes de Castro Guimarães. Foi Criado na década de 40 e é um grande espaço verde conjunto com os jardins do Palácio Condes Castro Guimarães com a propriedade do Visconde da Gandarinha, na vila de Cascais.
Boca do Inferno
A Boca do Inferno é um dos principais pontos de Cascais, localizada na Costa Oeste da Vila.
São formações rochosas no mar, onde as ondas batem nas rochas. O visual é lindo e é um excelente lugar pra tirar fotos, rs.
Já pensou em conhecer uma vila medieval murada? Não deixe de ler:
E aí? Na sua opinião vale a pena ou não conhecer Cascais? Comenta aqui pra gente! 😉
Quer saber mais sobre nossas viagens por Portugal? Não deixe de conferir nossos vídeos em nosso canal do YouTube! ?