Voar na primeira classe da Qatar Airways, uma das melhores companhias aéreas do mundo, para mim era um sonho! Em março/2018 tivemos essa experiência no avião A380-800 de Doha para Paris.

A primeira classe da Qatar Airways é muito famosa no mundo por ostentar um luxo sem fim, rs. E como já mencionei em um post anterior, nós emitimos as passagens na primeira classe por milhas com a Smiles, que eu contei todos os detalhes no “como viajar de executiva e primeira classe quase de graça“.

Detalhes do voo da primeira classe da Qatar Airways

  • Voo QR 039
  • Aeronave A380-800
  • Doha para Paris
  • Partida: 07:35 – Chegada: 12:50 – Duração: 07:15
  • Assento: 1F – Primeira Classe

Check-in primeira classe

Cartão de embarque primeira classe Qatar Airways

O Check-in em Doha foi muito rápido e eficiente. Para você ter uma ideia, o check-in da primeira classe é exclusivo. Ao desembarcar do carro, vem um funcionário da companhia te buscar e carregar suas malas. Depois ele nos levou até o guichê de atendimento que são pequenas “salas” I-N-D-I-V-I-D-U-A-I-S, com todo o luxo de um passageiro de primeira, rs.

A imigração e o raio-x também são separados para os passageiros de primeira classe, como também a sala VIP. Tudo perfeito!

Sala VIP no aeroporto de Doha – primeira classe

A sala VIP no aeroporto de Doha é da própria  Qatar Airways . Como eu disse logo acima, a sala VIP da primeira classe só permite a entrada de passageiros da própria companhia e que estejam com bilhete dessa classe. Não é possível ter acesso, mesmo que você tenha status nas parceiras cuja a companhia tenha aliança. Ou seja, para conhecê-la, só viajando de primeira classe, rs.

A sala VIP se chama Al Safwa e é uma das mais chiques do mundo. Quer ter uma ideia e fazer um tour 3D? Dê uma olhadinha no Al Safwa Lounge.

A decoração é inspirada pelo design do Museu de Arte Islâmica de Doha, toda revestida com grés e com detalhes  em mármore.

A comida simplesmente é sensacional! Como chegamos com um bom tempo de antecedência, rs, acho que umas 04:30 da manhã, o cardápio ainda que estava em serviço era de jantar. Os pedidos são à la carte, o que torna ainda mais especial!

 

O serviço é impecável, sendo que TODOS os funcionários, sem exceção, eram hiper simpáticos e prestativos, um verdadeiro “prazer em servir bem”.

A sala conta com SPA, porém o serviço é pago, como também com área pra descanso com cama, banheiro com ducha, sala de jogos, de TV e internet.

Embarque na aeronave

Boas vindas com champanhe no A380-800 primeira Classe Qatar Airways em Doha

Próximo do horário de embarque fomos para o portão, que ocorreu no horário previsto. Ao embarcarmos já fomos recepcionados pelo comissário chefe de cabine que nos cumprimentou pelo nosso nome, o que é um diferencial, né? Como era manhã, os comissários nos ofereceram um café turco, mas logo pedimos um champanhe da marca Krug, que o custo médio da garrafa é uns R$ 1.500,00.

Assento do A380-800 primeira Classe Qatar Airways

Ainda em solo a comissária de bordo nos trouxe o cardápio perguntando o que iríamos querer comer e se gostaríamos de que o serviço fosse iniciado logo após a decolagem ou em outro horário do voo.

Café árabe e champanhe de recepção na primeira classe

Atendimento

Um ponto negativo para esse voo foi o atendimento. Tinha uma aeromoça somente atendendo todos os passageiros da primeira classe, que ao total eram 8. Como ela monta a mesa, o serviço é um pouco mais demorado. Também achei a comissária um pouco seca…

A Amanda perguntou se tinha opções de doce e ela disse que não. Fomos ao bar do avião e tinham várias opções de doce, ou seja, não custava nada ela dizer que nós mesmos poderíamos ir buscar.

Brindando no bar do avião da Qatar Airways

Fora isso, o atendimento dos demais foi excelente! A atendente do bar do avião foi super simpática e quando ficou sabendo que era meu aniversário fez questão de me cumprimentar e tirar uma foto nossa, para guardarmos de recordação, rs.

Poltrona e layout do avião da classe executiva

Layout do A380-300 primeira Classe Qatar Airways

O layout era de poltronas 1-2-1, que viravam camas (180 graus), com um bom espaço de descanso para os pés. Todas as cabines possuem um divisor que você pode levantar com o controle para ter mais intimidade.

Aproveitando para descansar na poltrona do A380-800 primeira Classe Qatar Airways

O controle da poltrona é super intuitivo e tranquilo de se manusear, como a poltrona se move de forma rápida e eficiente. A luz de leitura é forte e flexível, o que de certa maneira trás mais privacidade e não atrapalha o passageiro do lado.

O melhor do layout 1-2-1, é que todos os passageiros têm acesso ao corredor! E ah, a primeira classe tem um banheiro exclusivo e ENORME, com vários amenities.

Entretenimento

Assento do A380-800 primeira Classe Qatar Airways

A tela é individual e obviamente muito maior do que da classe econômica e executiva. Os fones de ouvido também são melhores, com bloqueio de ruídos externos, garantindo mais conforto.

Nossa cabine da primeira classe Qatar Airways. Caso você esteja viajando sozinho, a divisória do meio sobe para maior privacidade

Apesar do nosso voo partir de Doha para Paris, havia grande disponibilidade de filmes com legenda em português. Além de filmes tem séries, documentários, jogos, canal de música, etc. Eu aproveitei para descansar nesse voo e não me lembro de ter terminado de ver nada, rs.

Amenity kit

Nós recebemos uma necessaire da Bric’s com produtos de beleza, tapa ouvido, mascara noturna e tag de mala. Os produtos de beleza são da Monte Vibiano, que é uma marca italiana.

A necessaire é diferente da classe executiva, é maior, vem com mais produtos de beleza e é mais bonita, rs.

Não recebemos pijamas e nem pantufas, acredito que pelo fato do voo ser diurno.

Refeição primeira classe

A comida estava um horror, me decepcionei! O que salvou foi que comemos muito bem na sala VIP do aeroporto. O serviço era só de café da manhã e não tinham muitas opções gostosas.

 

Um dos pontos diferenciais da Qatar é servir caviar na primeira classe, contudo não serviram em nosso voo.

Mas dai você fala “ai que exagero”. Não é! Uma passagem dessa comprada em dinheiro custa mais ou menos R$ 25.000,00, ou seja, não é nada barato e o serviço tem que ser no mínimo impecável!

O único ponto positivo foi das apresentações dos pratos que estavam impecáveis e da montagem da mesa, que faz toda diferença, fora isso, não curti nada da comida.

Café da manhã no A380-800 primeira Classe Qatar Airways

Para não dizer que foi de todo ruim, as opções de bebida eram excelentes!

Desembarque

O desembarque foi rápido, pois a primeira classe tem prioridade, inclusive sobre a classe executiva. Recebemos cartões de imigração preferencial para não pegarmos fila nos trâmites de entrada no País, o que ajuda muito, pois o aeroporto de Paris é lotado!

FastPass primeira classe Qatar Airways em Paris

Conclusão

Eu adorei a experiência, ainda mais que era meu aniversário. Ter acesso a sala VIP Al Safwa definitivamente foi um presente. Os assentos do avião também eram incríveis. A única coisa ruim mesmo foi as opções de comida a bordo e o atendimento da comissária, mas fora isso tudo foi impecável!

Quer saber mais sobre nossas viagens em classe executiva e primeira? Não deixe de conferir nossos vídeos em nosso canal do YouTube! ?

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: