Você já deve ter percebido nossa adoração pelo Marrocos, não? Rs. Pensando nisso, vou te falar tudo o que você precisa saber antes de ir ao Marrocos!

Estivemos no Marrocos por duas vezes, sendo que essa segunda vez, em janeiro de 2018 foi tudo incrível! Espero ajudar você a organizar a sua viagem por lá.

Curiosidades sobre o Marrocos

O Marrocos é um reino antigo, que esteve sobre influência de Roma e Cartago, mas sua origem é berbere, árabe e africana. É o único país árabe que não caiu no poder dos Otomanos!

Sua capital é Rabat e a maior cidade é a famosa Casablanca. Mas Marrocos é muito famoso por Marrakech, uma das cidades mais visitadas por turistas. Apesar da religião predominante ser o islã, o país é muito receptivo com os turistas, onde todos vivem em harmonia respeitando suas diferenças.

Idiomas

A língua oficial é o árabe e berbere, porém o francês é falado pela grande maioria, pois é ensinado nas escolas. O inglês também é muito falado, como também não é difícil se virar com o espanhol por lá, principalmente na região norte, em razão da Espanha ter a ocupado antigamente.

Mas fique tranquilo, a comunicação lá é certa, ainda mais se você estiver negociando em souk, rs.

Fazendo umas comprinhas em Merzouga 😀

Clima no Marrocos

Ouvimos uma vez em Marrocos que lá é possível vivenciar as quatro estações do ano em um dia só, rs, e é verdade!

Não é por menos, pois o país conta com uma diversidade geográfica grande e em razão disso com um clima muito diferenciado, dependendo da região e a estação do ano.

Mas de uma maneira geral, para se orientar ao clima do Marrocos, usa-se as 4 estações do hemisfério norte.

Verão ou inverno no Marrocos

Então quando é verão aqui, é inverno lá e vice versa. Em janeiro/2018, quando estivemos lá a convite da Siroco Tours, era inverno, porém o clima era bem agradável. Se você curte mais o inverno, dê uma conferida nesse post que fizemos comentando se  vale a pena conhecer o país no inverno.

Quando ir ao Marrocos

Depende, rs. A questão do clima é muito particular. O clima é mais equilibrado e ameno na primavera de março a maio, quando no outono, nos meses de setembro e novembro também é uma boa época, já que o verão pesado já passou.

Por do sol no deserto de Merzouga

Eu adorei viajar no inverno, particularmente. Acredito que o Marrocos é um país para se visitar inúmeras vezes e a qualquer mês do ano.

Visto

Não é necessário visto para brasileiros no Marrocos, o que é uma mão na roda! O visto de turismo é de 90 dias!

Onde se hospedar

Eu já postei sobre como buscar hospedagem barata, e aqui vai uma dica que falei lá. Aproveite que o custo no Marrocos é mais baixo e INVISTA em hospedagens melhores. Além de você conseguir ter uma experiência com mais conforto, você pode dormir em uma tenda no deserto, em um riad (palacetes antigos), em um hotel dentro de uma montanha, enfim, ter experiências autênticas e inesquecíveis como tivemos!

Negocie, negocie e negocie

Viu uma luminária, gostou? Uma camiseta, um souvenir, um dromedário, rs? N-E-G-O-C-I-E.

Mas como? Pergunte o preço inicialmente e geralmente eles vão te responder com aquela pergunta “quer pagar quanto?”… difícil dar o preço né? Então na minha opinião insista para que o vendedor te dê o preço primeiro. Partindo desse preço inicial, você pode oferecer 50%, 40% a menos ou as vezes, dependendo até mais. Até chegar a um valor que seja bom para os dois.

Eu sempre uso aquela “ah, mas eu só tenho tanto” e fico insistindo e muitas vezes dá certo, rs.

E as comprinhas continuam…

Segurança

O Marrocos é um país bem seguro e tranquilo. Mas não custa dar uma perguntadinha para algum funcionário do lugar que você está hospedado como que é a segurança da região.

Nós andamos muito a pé até de noite nas medinas de Marrakech, que segundo o nosso guia é comum ter pequenos furtos. Não tivemos nenhum problema com isso, mas não custa nada não dar sorte ao azar, né?

Caminhando a noite na praça Jeema El Fna

Religião

Como eu já disse no início do post, a religião predominante no Marrocos é o islã. Porém, acredito que pela quantidade de turistas que passam pelo país há anos, eles são acostumados com os costumes e crenças dos outros. Por exemplo, no islã as mulheres usam véu e já outras “mais religiosas” burca que muitas vezes tapam até os olhos, mas isso não faz como que eles se “choquem” com as mulheres que não usam, entende?

Cada um tem seu modo de viver e em que acredita. Respeitar o espaço e o país do próximo, é o mínimo que se pode fazer, lembrando que lá você é visita.

Mesquita Hassan II

Mulheres no Marrocos

Mulheres, fiquem tranquilas, rs, Marrocos é um país super seguro! Não vou me aprofundar muito sobre o assunto, porque a Amanda fez um post exclusivo para tratar do assunto Mulheres no Marrocos ando várias dicas. Então se você estiver pensando em viajar sozinha ou com um grupo de amigas, não deixe de ler o post, ok?

Qual moeda levar?

É bem tranquilo trocar euros e dólares no Marrocos. Não vi nenhuma casa de câmbio, pelo menos das que eu fui, aceitarem real.

Cartão de crédito é aceito em alguns lugares sim, mas o dinheiro é bem mais aceito e é possível negociar descontos melhores… então se tiver a opção, leve em espécie (dólar ou euro) e troque lá!

Ahhh e a moeda deles é o dirhan marroquino! 😉

Comida/Alimentação no Marrocos

A culinária marroquina é deliciosa! Não deixe de provar a Tajine (seja de legumes ou de carne), o cuscuz, o pão, famoso chá de menta, suco de laranja, as sopas, kaftas e tudo o que tiver direito! Rs.

Eu particularmente amo!

O que conhecer no Marrocos?

Depende de quantos dias você tem para destinar ao Marrocos. Claro que quanto mais, melhor, pois o país oferece muito o que conhecer. O mais comum entre as viagens mais rápidas (média de 4 – dias) é chegar por Marrakech, fazer um bate e volta pra Essaouira ou para as gargantas de Dades e ir para uma noite no deserto de Zagora (que leva um dia para chegar e outro para voltar indo e vindo de Marrakech), com paradas estratégicas no caminho.

Fizemos isso em 2015 e eu conto o relato nos posts:

Mas se tiver mais tempo, vai por mim e fique mais tempo! Você não vai se arrepender e com certeza a viagem será mais tranquila e você irá aproveitar mais. Fora que você poderá conhecer mais coisas e dormir no verdadeiro deserto, que é do Merzouga.

Não deixe de conferir nosso post com o roteiro completo nesse fascinante e inspire-se a montar e organizar sua viagem.

Se você gostou e ficou mais interessado nesse último roteiro, não deixe de conferir o primeiro episódio da nossa saga pelo Marrocos e é claro, não esqueça de se inscrever no nosso canal e ativar o sininho para acompanhar os outros que serão postados semanalmente!

Então é isso, espero que eu tenha te ajudado! Se tiver mais dúvidas, não deixe de perguntar aqui nos comentários.

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: