Rio El Yeso em Cajón del Maipo

Quando estávamos organizando nossa viagem pelo Chile, nos deparamos com uma dúvida muito frequente, qual seja se vale a pena conhecer Cajón del Maipo no Chile, ainda mais se for uma viagem curta pelo país.

Se você tem a mesma dúvida, não deixe de conferir esse post!

Cajón del Maipo no Chile

Cajón del Maipo

Cajón del Maipo é uma região onde é possível fazer inúmeras atividades, como apreciar vários mirantes, conhecer Embalse El Yeso, fazer trekking, andar a cavalo e de bicicleta, como também conhecer os famosos banhos termais.

Como funciona o passeio para Cajón del Maipo

Depende muito de como você vai para a região, se é por conta ou se é com agência, sendo que na segunda opção, o que o seu passeio vai incluir.

Como viajamos no inverno para o Chile, em agosto de 2019, optamos por conhecer a região a convite da agência de viagens Viaja Brasil Tour.

O valor promocional do passeio que fizemos era de 28.000 pesos por pessoa, que é mais ou menos R$ 165,00.

Como foi o nosso passeio por Cajón del Maipo

Rio El Yeso em Cajón del Maipo

Nós optamos pelo passeio que iria até o Embalse El Yeso, contudo, alguns meses antes da nossa viagem houve um acidente na região, em virtude de um deslizamento de pedras.

Diante desse acidente a visitação para a represa Embalse El Yeso estava fechada e só retornaria as atividades no final de agosto, começo de setembro de 2019.

Então o nosso passeio sofreu uma alteração e nossa parada principal foi um parque onde o rio El Yeso passa, que tinha alguns mirantes lindos, patinação no gelo e trilhas.

tour começou com a agência nos buscando na porta do nosso apartamento bem cedo e seguindo para a cidade de San José del Maipo, onde a guia nos explicou um pouco sobre a história do lugar.

Mapa Cajón del Maipo

Paramos em uma praça que tem várias barracas com artesanatos, contudo, como era muito cedo, ainda não tinham muitos vendedores.

Depois seguimos para o túnel El Tinoco, que está desativado, onde o trem que carregava os minérios da época passava.

O trajeto dentro do túnel nós  fizemos a pé.

Ao final da caminhada pelo túnel, nos deparamos com um memorial que existe no outro lado.

Esse memorial foi feito para o Guillermo Antonio Rojas Reyes, conhecido como “el Willy”, que se suicidou em 1998 com apenas 18 anos de idade,  dentro do Túnel Tinoco.

O motivo foi uma desilusão amorosa, segundo nossa guia.

Os locais acreditam que o “el Willy” guarda o lugar, protege a estrada de acidentes e desde então vários locais e turistas visitam o lugar e levam objetos/lembranças.

 

 

 

Após a visita ao túnel, seguimos viagem de ônibus e no meio da estrada paramos em um mirante lindo para fotos. A paisagem da região de Cajón del Maipo é simplesmente perfeita!

 

 

 

Ao chegarmos no parque que seria a nossa parada “final” na região, aproveitamos para caminhar e tirar muitas fotos, até a hora do piquenique.

 

 

 

Infelizmente não seguimos até o Embalse Del Yeso, como já comentei acima, contudo, definitivamente valeu muito a pena o passeio, pois a beleza do lugar que paramos era indescritível!

A agência preparou um piquenique delicioso com queijos, biscoitos, vinho, sucos e água.

 

 

 

Após comermos, era hora de voltarmos para Santiago, mas no caminho paramos em uma loja de chocolates muito charmosa, porém um pouco cara, rs.

 

 

 

Se você tiver programando a sua viagem pelo Chile e optar por fazer o mesmo passeio que a gente, provavelmente o passeio seguirá para o Embalse Del Yeso, que para muitos é o ápice da região.

Embalse del Yeso

Apesar de viajarmos no inverno para o Chile, infelizmente esse ano não nevou muito, então a paisagem não estava coberta de gelo como costuma estar nessa época.

Eu amei esse passeio, principalmente pelas paisagens da estrada e do nosso ponto final, mesmo que não tenha sido no Embalse Del Yeso.

Caso eu volte ao Chile, com certeza vou querer fazer o passeio de novo para conhecer o Embalse Del Yeso.

Combinando o passeio com as Termas del Plomo ou Termas Colinas

Como era inverno na época que visitamos o Chile, não era uma época muito recomendada para conhecer as Termas del Plomo ou Termas Colinas, apesar de serem águas quentes.

Caso você não tenha muito tempo no Chile e pretenda conhecer as Termas, você pode combinar o passeio para Embalse Del Yeso com as Termas Plomo ou Termas Colinas.

A agência que nos levou para a região possui esses passeios:

Quer saber mais sobre o Chile, não deixe de conferir nossa playlist aqui!

Não deixe de conferir os vídeos dessa viagem no YouTube também:

 

Quer saber como foi nosso dia na região de Cajón del Maipo? Confira:

E aí? Você conhece a região do Cajón del Maipo ou tem vontade de conhecer? Compartilha aqui com a gente!

 

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: