Por do Sol em Merzouga

Está organizando sua viagem ao Marrocos e está em dúvida de qual deserto conhecer? Se sim, vem ler esse post que eu vou te ajudar 🙂

Na primeira vez que eu fui ao Marrocos, eu tive muitas dúvidas, mas a que mais reinou na minha cabeça era qual deserto conhecer! Rs.

Mas afinal, qual conhecer?

Qual deserto conhecer no Marrocos?

Há outros desertos além do de Zagora e de Merzouga, porém, se você não tem muito tempo em Marrocos, talvez tenha que escolher entre um desses dois.

Caso você tenha mais tempo, dê uma conferida no nosso post roteiro completo pelo Marrocos, que lá eu conto como foi nossa experiência nesse País fascinante e também sobre outros desertos que conhecemos 😉

Voltando… Sem sombra de dúvidas, se você puder escolher, vá para Merzouga! Sem sombra de dúvidas. Mas Zagora também tem seus encantos.

Qual a diferença entre Zagora e Merzouga?

A diferença principal é que Merzouga realmente é um deserto, sabe aqueles de filme? Dunas enormes, uma imensidão de areia mesmo! Realmente você sente que etá no meio do nada, rs, no bom sentido.

Da entrada do deserto até o acampamento, o caminho é feito entre dunas enormes. Assistir o por do sol no meio das duas de areia é um espetáculo.

Por do Sol em Merzouga

Já o de Zagora não. Não tem dunas, pelo menos não por onde andamos e nos hospedamos. O caminho da “porta de entrada” até o acampamento foi em chão com pouca areia. Chegamos ao acampamento onde passaríamos a noite e lá sim, tinha um pouco mais de areia, rs.

Deserto de Zagora

Como chegar em Zagora ou Merzouga

As formas mais convencionais de chegar ao deserto de Zagora ou Merzouga, para nós brasileiros, é através de Marrakech ou Casablanca, que são os aeroportos que recebem voos com frequência do Brasil.

É possível ir a Zagora através de Marrakech indo em um dia, dormindo lá e retornando no dia seguinte. São aproximadamente 360km para ir e 360km para voltar. Tanto na ida quanto na volta há muitas cidades e pontos para conhecer no caminho.

Já pra Merzouga, através de Marrakech são 570km para ir e 570km para voltar. Confesso que não sei ao certo como que funciona, mas pelo que sei são 3 dias de passeio. Dois para ir e um para voltar.

É bem mais convencional partir de Marrakech para esses dois destinos, porque partindo de Casablanca, tanto para Merzouga quanto pra Zagora, são mais de 600km tanto para ir quanto para voltar. Não sei ao certo como seria o roteiro nesses dois casos.

Como organizar sua ida ao deserto?

Como eu disse logo acima, se tiver pouco tempo no Marrocos, vá para Zagora através de Marrakech. Se tiver mais tempo, sem dúvidas, vá para Merzouga. Mas de qualquer forma, aconselho a organizar esse roteiro com uma agência, pois com toda certeza eles vão cuidar de todos os detalhes para otimizar o seu tempo e com certeza proporcionar momentos incríveis, como foi no nosso caso em janeiro/2018 com a Siroco Tours.

Gostou do  post e ficou com vontade de saber mais sobre o Marrocos? Então não deixe de assistir nossos vídeos no canal do YouTube, que lá mostramos tudinho! E ah, não se esqueça de se inscrever em nosso canal para acompanhar nossas publicações semanalmente, ativar o sininho, como também curtir e compartilhar os vídeos, rs.

E aí? Ficou animado para conhecer algum dos desertos do Marrocos? Comenta aqui para gente. 😀

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: