Está pensando em viajar, mas está achando a tarifa muito cara para conhecer um destino só? Se eu te falasse que é possível conhecer dois lugares pelo preço de um, ou pagando uma pequena diferença, você acreditaria? Vou te explicar tudinho nesse post, vem comigo.

O que é stopover?

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter se deparado com a palavra stopover em alguns dos nossos relatos de viagens, certo?

Caso você seja do tipo de viajante que adora economizar, essa opção pode ser uma mão na roda para conhecer mais de um destino gratuitamente, ou pagando muito pouco. Basicamente, stopover nada mais é que uma parada prolongada no país onde a companhia aérea faz conexão.

Veja também: 9 motivos para fazer um seguro viagem!

Algumas companhias aéreas como a TAP , por exemplo anunciam a possibilidade de fazer stopover gratuitamente em Lisboa ou Porto, caso seu destino final seja outra cidade de Portugal ou País.

Propaganda TAP PORTUGAL stopover

Já a KLM,  permite também o stopover em Amsterdã. O site da companhia explica tudinho que você precisa saber, nesse link aqui.

A Emirates também permite gratuitamente uma parada gratuita nos Emirados Árabes, em Dubai.

Propaganda Emirates, stopover gratuito em Dubai

A Qatar Airways, por sua vez, anuncia a parada gratuita em Doha, legal né?

Propaganda stopover da Qatar Airways em Doha

A Qatar Airways em seu site, explica passo a passo como aproveitar esse benefício, vejamos:

Experimente o Qatar durante a sua viagem

 Fazendo trânsito em Doha no seu voo com a Qatar Airways? Aproveite ao máximo a sua escala explorando as atrações e cultura da cidade ou passando um tempo com a família e amigos.
Agora, você pode aproveitar o novo Visto de Trânsito grátis quando adiciona ao seu itinerário um trânsito curto, ou uma escala entre 5 e 96 horas, em Doha, sem encargos de tarifa adicionais. Utilize a opção múltiplas cidades para incluir a escala em Doha ao reservar seu voo no qatarairways.com, ou entre em contato com a loja/agente de viagens da Qatar Airways mais próxima de você.
Solicite seu visto de trânsito pré-aprovado pelo menos 7 dias (excluindo feriados oficiais) antes de sua partida. O visto é válido por 30 dias a partir da data da emissão.
Para maiores informações, acesse o link aqui.

Como reservar uma passagem com stopover?

Para reservar uma passagem com stopover pelas companhias aéreas que oferecem abertamente o serviço, como no caso da KLM, TAP, EMIRATES, QATAR AIRWAYS, entre outras, normalmente você precisa acessar a página específica para a busca, ou realizar a reserva por telefone, diretamente com a companhia.

Essas companhias explicam certinho em seus sites como fazer a reserva pelo site mesmo. Basicamente essa reserva é feita no campo de pesquisa de voos Multicidades, Múltiplos-destinos ou pesquisa avançada e, não no convencional “ida e volta” que estamos habituados a usar.

Vejamos exemplo:

Anúncio no site de reserva da TAP, com stopover gratuito em Lisboa ou Porto

Exemplos

No caso da TAP, ele já direciona a pesquisa com o stopover, não necessitando da busca por múltiplos destinos. Veja no link aqui.

Já a Qatar Airways, é necessário fazer a busca no multicidades, para se ter acesso ao benefício do stopover. Exemplo:

Estou pensando em ir para Tóquio e quero fazer uma parada de até 96 horas gratuitamente em Doha. Então eu tenho que fazer minha pesquisa da seguinte forma:

Como fazer uma busca no site da Qatar Airways com stopover em Doha

Simples, não?

Importante lembrar que o serviço só está disponível para compras de passagens de ida e volta juntas. O tempo de duração do stopover varia de acordo com as regras de cada companhia aérea, então fique atento!

Nós, por exemplo já utilizamos desse benefício quando fomos para Tanzânia e fizemos uma parada gratuita em Nairóbi pela Kenya Airways, ou com a Etihad Airways, quando viajamos para Índia, com parada em Abu Dhabi. Essa companhia aérea infelizmente não opera mais voos de/para o Brasil.

Tem várias outras empresas que permitem o stopover, mas não anunciam. Nesse caso, você deve usar a opção de trechos múltiplos, múltiplos destinos, enfim, a opção com mais de um destino que não seja a de ida e volta.

Quais são as outras companhias aéreas que permitem o stopover?

Acredito que seja possível tentar em todas as companhias, mas as que eu sei, porque já fiz pesquisa são: TAP (stopover em Lisboa/Porto), KLM (stopover em Amsterdã), QATAR (stopover em Doha), EMIRATES (stopover em Dubai), Kenya Airways (stopover em Nairóbi), Turkish Airlines (stopover em Istambul), Alitalia (stopover em Roma), Air France (stopover em Paris), Air Maroc (stopover em Casablanca), entre outras.

Nota importante: Dependendo da companhia aérea, pode acontecer de você precisar pagar taxas aeroportuárias adicionais relacionadas ao lugar que você fará o stopover. Dessa maneira é sempre importante ficar atento a alterações de valores quando finalizar a reserva.

É possível stopover emitindo passagem por milhas?

Sim, é possível emitir uma passagem com milhas e fazer stopover, como no caso da United, que eu tenho conhecimento. Na Smiles, se não me engano, é possível emitir passagem com stopover nas parceiras, contudo, se não me engano esse serviço somente é possível através de reservas por telefone.

Tem mais alguma dica?

Como você pode ver, basicamente a dica é ler as regras e caso sinta dificuldade, tentar fazer a reserva via telefone com a companhia escolhida ou programa de milhagens. Pesquisar tarifas e combinações de voos é importante, ajudando cada vez mais a baratear o custo da viagem.

E aí? Gostou da dica? Já usou alguma vez o benefício do stopover? Conta pra gente. 😀

Comente pelo Facebook

Comentários:

Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho

Advogado. Apaixonado por culturas, cheiros e sabores diferentes. Viajante compulsivo.

7 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: