O Irã é um dos países mais exóticos que já visitamos, e ele nos surpreendeu de diversas formas inclusive nas curiosidades que tenho quase certeza que assim como eu, você também nunca havia imaginado!

O Rodrigo já fez um post sobre algumas curiosidades do Irã e que você pode conferir aqui: Curiosidades do Irã: Fique por dentro de tudo sobre o antigo Império Persa E, que tal dar uma olhadinhas nessas curiosidades digamos um pouco inusitadas sobre o país?

#1 Álcool é proibido, masss

Qualquer tipo de bebida alcoólica é proibida no Irã. No entanto, há venda normal de  cerveja sem álcool por lá. Maas, existe também o mercado paralelo de bebidas alcoólicas no país. Claro que por ser crime, a punição é severa para quem é pego vendendo ou comprando álcool no mercado paralelo.

#2 As festas são em casa

Danceterias e álcool são proibidos no país, mas nem por isso os iranianos deixam de se divertir por lá. Eles fazem suas festas em casa. Essas festas são geralmente selecionadas para acontecer em uma casa a dedo de amigos e, ou mesmo familiares.

Mas como que funciona? Com todas as portas fechadas, e de preferência em um bairro onde os vizinhos são tranquilos. Afinal, se denunciarem a policia os iranianos podem ter problemas.  Nessas festas as mulheres geralmente não usam o véu, pode ou não haver álcool e para entrar você precisa saber a senha.

#3 Mulheres são obrigadas a usar Hijab até nas redes sociais

A gente já sabe que as mulheres são obrigadas a usar o Hijab, o famoso véu no Irã, né? Inclusive nós, turistas. Mas, você sabia que elas também são obrigadas a usar o Hijab nas redes sociais? Pode parecer uma loucura mas é isso mesmo. E, se algumas delas postar uma foto que seja sem o hijab, pode sofrer sérias consequências, inclusive ser presa!

Veja também: Mulheres no Irã: É seguro viajar? (Guia completo para mulheres viajantes.)

#4 As leis para as mulheres são diferentes

Sinceramente isso infelizmente não é nenhuma surpresa para mim. O Irã segue as leis do islamismo e para o islã, as mulheres são seres inferiores e por conta disso as leis por lá são diferentes para elas.

Elas são proibidas de cantar, por exemplo. E, apesar de poderem estudar, dirigir e dar aulas nas Universidades quando se casam e têm seus filhos, eles são considerados direito dos maridos. Portanto se uma mulher iraniana se separa ela perde a guarda dos seus filhos.

#5 O Irã é o maior país com cirurgias plásticas no mundo!

Sim, acreditem se quiser mas é a verdade! E adivinhem só qual a área mais procurada para fazer cirurgia plástica? No nariz! A rinoplastia é extremamente alta no Irã. Faz sentido se você parar para pensar que por conta da obrigação de usar o hijab, ela seja a mais procurada não é mesmo?

#6 As refeições são feitas no chão

Na maioria das casas iranianas, não há mesas e cadeiras para se fazer as refeições, e elas são feitas no chão mesmo. Já nos restaurantes isso não ocorre, apesar de na maioria deles, ter uma mesa que imita o chão para se comer. Ficou meio difícil de entender? rs. Dá só uma olhadinha nessa foto 😀

Ah, muitas vezes não há talheres então caso você seja convidado para comer na casa de um iraniano, não use a mão direita. Ela é considerada imprópria para as refeições.

#7 Especiarias que literalmente valem ouro

Você sabia que o Irã é o maior exportador de caviar do mundo? Além disso não é qualquer caviar não, rs. É também o mais caro caviar do mundo: o famoso Caviar Almas que é extraído das ovas de esturjões-beluga albinos com mais de 100 anos de idade!

Além de ser o maior exportador de caviar do mundo, o Irã também é o maior exportador da especiaria mais cara do mundo: o açafrão! A grama equivale a média de R$ 200,00! O verdadeiro ouro do Irã, junto claro do caviar e também dos famosos tapetes persas.

#8 Petróleo

O Golfo Pérsico tem 60% das reservas de petróleo do mundo! E só no Irã há cerca de 10% de reserva de petróleo do mundo todo. Eles chegam a extrair cerca de 4 milhões de barris de petróleo por dia.

#9 Casamentos Temporários

No Irã é comum a realização de casamentos temporários. Quer saber mais sobre isso? O Rodrigo contou nesse post: Curiosidades do Irã: Fique por dentro de tudo sobre o antigo Império Persa

E você também pode conferir no vídeo que explicamos um pouco mais sobre os famosos casamentos temporários no Irã

#10 Pena de morte

Apesar da criminalidade ser baixa no Irã, as punições são dadas de acordo com a Sharia. Mas, sim no Irã há a pena de morte.

Sharia: Lei islâmica que tem como base os ensinamentos do alcorão, mas claro que cada país islâmico interpreta a Sharia de uma maneira diferente.

#11 Poligamia é permitida

Como a maioria dos países islâmicos, a poligamia é permitida no Irã. Isso significa que os homens podem se casar com até quatro mulheres. Apesar de ser permitido, diferentemente do que acontece em outros países islâmicos, no Irã a maioria dos homens só se casam com uma única mulher.

#12 Zoroastrismo é a religião mais antiga do país

Apesar de representarem uma pequena parcela dentro do Irã devido a revolução islâmica, ainda existe o zoroastrismo por lá. A religião que foi iniciada pelo profeta persa chamado Zaratustra, teve como seu berço Yazd.

Se você quiser saber um pouco mais sobre o que conhecemos no Irã, não deixe de conferir os posts abaixo:

Quer saber também por onde estivemos? Confira!

Não deixe de conferir os vídeos das nossas viagens pelo mundo em nosso canal do YouTube! ?

Comente pelo Facebook

Comentários:

Amanda Saueia

Amanda Saueia

Brasileira. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: