Acredito que essa tenha sido a primeira pergunta que nossos familiares e amigos fizeram quando dissemos que iríamos viajar para o Irã. Ao contrário do que a maioria dos nossos e dos seus amigos e familiares pensam o Irã é extremamente seguro para viajar! Muito mais seguro que o Brasil, por exemplo…

O Irã é seguro?

Ao contrário do que a mídia faz você acreditar, viajar para o Irã é muito seguro sim! Aliás, o Irã é um dos países mais seguros para se viajar. Mas eu não quero que você acredite apenas no que eu estou te falando por aqui, dado a minha excelente experiência pelo país. Então, que tal dar uma olhadinha nesses dados do estudo das Nações Unidas sobre a violência nos países e seus rankings.

No Irã, os dados de homicídio são de 2,47 a cada 100.000 habitantes, enquanto que aqui no Brasil, a cada 100.000 habitantes, nossos dados de homicídio é de 29,53! Isso mesmo, vinte e nove virgula cinquenta e três contra os dois virgula quarenta e sete do Irã. Dá medo mesmo é de ficar aqui, certo?

Mas, é claro que o governo iraniano tem as suas ressalvas quanto alguns territórios dentro do país. Eles pedem para que você evite ir até a fronteira com o Iraque e também para as regiões que fazem fronteira com o Afeganistão e com o Paquistão.

Mulheres no Irã

Como funciona a segurança tanto das mulheres iranianas quanto das turistas dentro do país? É seguro para nós, mulheres viajarmos até lá? Podemos viajar sozinhas? Esse é um tema que eu ando amando escrever e por ser complexo resolvi fazer um post especifico para tirar todas as suas dúvidas! Dá só uma olhadinha em Mulheres no Irã: É seguro viajar? (Guia completo para mulheres viajantes.)

Roubos

Não tivemos problemas com roubos e nem ameaças de roubo durante toda nossa estada pelo país. Claro que no começo, ficamos bem receosos com isso, até porque no Irã não aceita cartões de crédito em 99% dos lugares. Sim, acredito que essa tenha sido inicialmente o nosso maior ”medo” de andar por lá, pois tínhamos que sair com uma quantia grande de dinheiro na nossa doleira, mas não tivemos problema nenhum com isso. Foi tudo muito tranquilo.

Além da quantidade maior de dinheiro que carregávamos conosco, também não nos sentimos intimidados ou receosos de andar com as câmeras e celulares pelas ruas. Mas, é claro que como todo bom brasileiro, te deixo dicas básicas para ser usado em qualquer país que esteja viajando. QUALQUER país, mesmo. Afinal, como a gente sempre fala aqui: O seguro morreu de velho!

  • Mantenha sua mochila sempre de zíper fechado
  • Evite deixar dinheiro e objetos de valor expostos no seu quarto de hotel, se possível use o cofre do quarto (quando houver).
  • Se não tiver cofre, você pode ”camuflar” seu dinheiro dentro da mala, e ainda assim tranca-la com cadeado.
  • Mantenha os olhos bem abertos em lugares onde tiver um número maior de pessoas como: bazar, praças, metrôs e etc.
  • Não ande com a sua carteira, nem com o celular no bolso de trás da calça.

Trânsito

Nós não dirigimos no Irã. Ficamos o tempo todo no carro da agência. Maaaaas, vou te dizer que o trânsito por lá é bem complicado! Acredito que seja uma das coisas mais perigosas do país, além é claro do próximo item que falaremos a seguir.

O Trânsito no Irã é meio caótico, e isso também vale para as estradas. Portanto fique sempre atento ao atravessar a rua, mesmo com o sinal aberto para você. Nunca atravesse a rua correndo (se bem que, isso é meio universal também, né?) Se optar por alugar um carro e dirigir pelas estradas do país, tenha atenção redobrada.

Terremotos

Outro item um tanto quanto perigoso no país são os terremotos. Claro que não posso te dar a certeza exata deles, pois essas questões da natureza fogem do nosso alcance estipular, certo? Mas caaaalma! Porque não há motivos para pânico!

Parte do territorio iraniano está localizado bem no encontro das placas tectônicas arábicas e eurasiática, certo? Isso faz com que haja terremotos quando o encontro dessas duas placas acontece.

No entanto, eu tenho certeza que você ja foi para algum país que também tinha a probabilidade de ter terremoto ou deseja ir e muitas vezes nem sabe disso. Esses países tem uma forma de segurança para quando isso possa ocorrer, e consequentemente tomar todas as medidas necessárias para a segurança da população. Eu, de verdade não me preocuparia com isso e nem deixaria de conhecer um novo país por essa questão e espero que você também não o faça para não se arrepender depois, viu?

Mais sobre o Irã

Se você quiser saber mais sobre o Irã, dá só uma olhadinha nos links abaixo:

Lugares que são patrimônios mundiais da UNESCO no Irã!

O que fazer em Yazd, o berço do zoroastrismo no Irã?

O que fazer em Kashan, no Irã?

Descubra o que fazer em Teerã a capital do Irã

Mulheres no Irã: É seguro viajar? (Guia completo para mulheres viajantes.)

Descubra o que fazer em Shiraz uma das cidades mais bonitas do Irã

Vale a pena conhecer o Irã no inverno?

Roteiro completo pela cidade de Isfahan no Irã

10 motivos porque você deve conhecer o Irã

Tudo o que você precisa saber antes de ir para o Irã!

10 motivos porque você deve conhecer o Irã

Quer saber mais sobre nossa viagem pelo Irã? Não deixe de conferir nossos vídeos em nosso canal do YouTube! ?

Comente pelo Facebook

Comentários:

Amanda Saueia

Amanda Saueia

Brasileira. Contadora. Apaixonada pelo novo, livros, fotografia, música e arte. LOUCA por viagens!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: